No grande expediente da sessão desta quinta-feira, dia 23, da Assembleia Legislativa, o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), José Mendes Batista, fez palestra para falar aos deputados sobre as linhas de crédito do banco voltadas para os pequenos e médios produtores rurais. A ida do superintendente ao legislativo estadual foi uma proposição da deputada Ana Lúcia (PT). Ao final da palestra, o deputado João Daniel (PT) destacou a importância do BNB para o país e, principalmente, para a região Nordeste.
“É o Banco do Nordeste que financia boa parte da economia, a pecuária e a pequena agricultura”, disse. O deputado ressaltou que desde meados da década de 80 ele vem acompanhando o trabalho que vem sendo feito e o desempenho das políticas regionais. “Temos nossas críticas, mas não quero colocar nesse momento, porque temos e os movimentos sociais sempre tiveram uma boa relação, mas algumas coisas precisam melhorar, a exemplo de realização de concurso público para que se contrate mais funcionários e sejam abertas mais agências”, disse.
Deputado federal eleito, João Daniel se colocou à disposição dos rizicultores que ainda estão sofrendo com o problema das dívidas e sem poder acessar crédito para que, em Brasília, possa encontrar uma solução para essa situação que eles têm vivido há anos. O parlamentar vem acompanhando a situação desses produtores de arroz há muito tempo, juntamente com a deputada estadual Ana Lúcia. João Daniel acrescentou que já está fazendo uma radiografia com todo levantamento da situação dos produtores que não foram incluídos na renegociação.
Ele informou que possivelmente na próxima semana estará indo a Brasília, junto com o deputado federal Rogério Carvalho, verificar como está esse caso e buscar um caminho. “Quero dizer aos rizicultores e à deputada Ana Lúcia que todos os encaminhamentos que tiverem vamos juntos buscar uma solução. Nosso mandato como deputado federal vai estar à disposição para ajudar a resolver isso”, frisou João Daniel.
O deputado também observou que grande parte das dívidas que hoje têm os pequenos e médios agricultores do Nordeste é oriunda de governos anteriores ao governo do presidente Lula. “Temos que reconhecer que os investimentos do governo federal no Nordeste, depois de Lula e da presidenta Dilma, são outros, é outra história”, destacou.
João Daniel ressaltou que uma das grandes conquistas dos trabalhadores rurais da região Nordeste e do Brasil é a garantia de preço mínimo. Ele lembrou que há vários anos não se tem mais problemas no preço do milho. “Temos um grande avanço, ainda temos dificuldade de organização, mas o governo federal, através do Banco do Nordeste, tem colocado recursos à disposição da agricultura familiar e todos os proprietários de terra. E vamos continuar com essa grande política que temos hoje no Estado de Sergipe e no Nordeste”, disse, ao ressaltar a importância das políticas implementadas pelos governos Lula e Dilma, que têm beneficiado a região Nordeste.
João Daniel participa de abertura de Seminário
O deputado João Daniel (PT) participou da abertura do Seminário sobre Segurança e Saúde do Trabalhador, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, Montagem e Manutenção Industrial do Estado de Sergipe (Sintepav/SE), que aconteceu no auditório da Aease, em Aracaju. O evento acontece até esta sexta-feira à tarde.
O seminário tem como objetivo chamar a atenção para o alto grau de risco a que estão expostos os trabalhadores da construção pesada no cotidiano de seu trabalho. O evento quer ainda sensibilizar e desenvolver nos participantes o método da multiplicação do aprendizado. Para os sindicalistas, a valorização e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma correta, cuidados com a saúde, bem como a preservação ambiental, são fatores imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida de todos.
O deputado João Daniel agradeceu o apoio que tem recebido do Sintepav e destacou o trabalho feito por ele na defesa dos trabalhadores da construção pesada em Sergipe
Por Edjane Oliveira