Depois de 17 dias em greve, finalmente na tarde desta quarta-feira, dia 29, os trabalhadores da construção civil conseguiram chegar a um entendimento com o setor patronal e o movimento paredista foi encerrado. O acordo foi fechado no início da tarde, numa reunião da qual participaram representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Sergipe (Sintracon), do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Sergipe (Sinduscon), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O deputado João Daniel (PT), que durante esses dias acompanhou de perto toda mobilização dos operários, comemorou a conquista da categoria.
“Foi um acordo muito bonito. Vimos no rosto dos trabalhadores a satisfação pelo que conquistaram”, declarou o parlamentar. De acordo com o deputado petista, ficou acertado reajuste salarial de 9% e cesta básica no valor de R$ 70, sem corte de ponto nem perseguição aos que participaram da greve. Metade dos dias paralisados será abonada e a outra metade será reposta, de maneira que será acertada por cada construtora. O retorno ao trabalho acontece na próxima segunda-feira.
Para o deputado, esta foi uma grande conquista, uma vitória considerável da categoria dos trabalhadores da construção civil em Sergipe. Depois da proposta apresentada hoje, os operários se reuniram em assembleia na praça Olímpio Campos, onde referendaram o acordo. “Foi uma grande conquista e isso se viu no ânimo dos trabalhadores durante a assembleia”, comemorou João Daniel.
Por Edjane Oliveira, da Assessoria Parlamentar