Por Joedson Telles
O prefeito João Alves Filho (DEM) reuniu, na noite desta quinta-feira 4, aliados – sobretudo presidentes dos partidos que formam o bloco que lidera e vereadores – e colocou um ponto final no longo suspense: não disputará a reeleição. Com a decisão, os aliados estão liberados para buscar o caminho que achar melhor. O prefeito não explicou os motivos que o tiraram da disputa. Tampouco revelou se apoiará algum candidato, se apostará em algum nome que permanecer no grupo ou se apenas focará o final da sua gestão na Prefeitura de Aracaju.
Envolvido diretamente no polêmico vazamento de um áudio no qual auxiliares do prefeito são denunciados sob a acusação de estarem roubando os cofres da Prefeitura de Aracaju, o vice-presidente José Carlos Machado (PSDB) não se fez presente à reunião. Durante o dia, ele soltou uma nota atribuindo o vazamento à má fé de quem gravou o áudio e o soltou editado. Para alguns analistas políticos, o episódio pode ter ligação direta com a opção de João Alves em não disputar a reeleição.
A decisão do prefeito deixou alguns vereadores aliviados e felizes pelo fato de terem feito opção pelos pré-candidatos Valadares Filho (PSB) ou Edvaldo Nogueira (PC do B). A falta de diálogo de João Alves com eles motivou a aproximação, nos últimos dias. Contudo, vereadores e pré-candidatos que não conversaram com os adversários do prefeito – até pelos partidos serem opositores históricos – ficaram decepcionados e desamparados.
A decisão do prefeito João Alves Filho, mais uma aos 44 minutos do segundo tempo, ainda surpreendeu alguns jornalistas e analistas políticos que chegaram a noticiar como certa a formação de uma chapa tendo João Alves candidato a reeleição e o deputado estadual Robson Viana (PEN) como candidato a vice-prefeito.
Outra informação sepultada com a ausência de João Alves na disputa eleitoral de 2016, é a suposta costura que teria sido feita pelo governador Jackson Barreto (PMDB) para que ele, João Alves, fosse candidato. Especularam que a intenção seria prejudicar a pré-candidatura de Valadares Filho, que absorve a maior fatia do bloco de João Alves e ganha ainda mais musculatura.