O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, foi recebido na terça-feira, 16, pela embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa de Bittencourt Berenguer, na cidade de Bogotá. Também foram recebidos o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário de Segurança Municipal de Recife, Murilo Cavalcante, representando o prefeito Geraldo Júlio, o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho e o coronel Enilson Aragão, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju.
O encontro fez parte da missão de prefeitos do Nordeste à Colômbia. Durante a visita, a embaixadora ressaltou a importância da presença dos gestores nordestinos no país com o intuito de conhecer os exemplos de Bogotá e Medellín nos campos da mobilidade urbana, inclusão social, cidadania e combate à violência.
Durante a visita, a embaixadora, que já foi ministra-conselheira na embaixada do Brasil em Moscou e recebeu prêmios por sua atuação na Europa, Ásia, Oceania, África, América Latina e América do Norte, ressaltou a importância da presença dos gestores nordestinos no país com o intuito de conhecer os exemplos de Bogotá e Medellín nos campos da mobilidade urbana, inclusão social, cidadania e combate à violência. Maria Elisa já era conhecida pelo prefeito, pois era secretária geral do ex-presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Enrique Iglesias, que muito colaborou quando João Alves Filho era governador de Sergipe.
Durante toda a missão à Colômbia, os prefeitos e as equipes das Prefeituras de Aracaju, de Maceió e de Recife, estão recebendo apoio da Embaixada do Brasil no país. A fim de auxiliar os trabalhos dos gestores brasileiros na capital colombiana, Maria Elisa de Bittencourt Berenguer destacou a diplomata Bertha de Melo Gadelha para acompanhar e assessorar a comitiva, ela que é filha do senador da Paraíba, Marcondes Gadelha.
João Alves acredita que a visita é de suprema importância para o aprendizado de soluções para Aracaju. O prefeito destacou que ficou surpreso com tudo o que está vendo em Bogotá e Medellín. “As duas cidades colombianas que há tempos viviam sob o terror do narcotráfico, hoje são exemplos para o mundo e têm sido visitadas por autoridades de segurança e mobilidade urbana do mundo inteiro. A transformação de Bogotá, uma cidade que possui 2 milhões de habitantes, ocorreu em apenas de 14 anos. Já em Medellín foi ainda menos: em apenas 10 anos já conseguiu o prêmio internacional de Cidade Mais Inovadora do Mundo, concorrendo com Tel Aviv e Nova Iorque”, contou.
O prefeito ressaltou que é uma experiência maravilhosa que está vivenciando, pois está colhendo muitas lições nas áreas de mobilidade e segurança. “As duas cidades são tão destacadas que, por exemplo, o secretário de Segurança de Recife, Murilo Cavalcante, tem vários livros publicados sobre o assunto e já esteve aqui 18 vezes acompanhando autoridades internacionais que buscam conhecer a transformação”.
Segundo João Alves Filho, mais do que nunca comprovou a tese de que crime não se combate apenas com armas, mas também com mudança do padrão de vida, acabando com favelas e melhorando a mobilidade. “Hoje em Bogotá a mobilidade, que é exemplo mundial, através do Plano Transmilênio, que foi elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, tem como principal sistema o BRT, no qual percorri toda a cidade, e hoje transporte mais pessoas que o metrô. Outro fato muito importante que contribui para a queda do índice de violência é a excepcional iluminação das duas cidades com lâmpadas de led. Em função disso, fizemos um pacto para que as três Prefeituras possam, juntas, adquirir junto ao Canadá ou Israel esse tipo de sistema. Isso viabiliza baixo custo para as administrações municipais”, explicou o prefeito.
Enviado pela Secom da PMA