O prefeito João Alves Filho assinou na manha de hoje, 10, a ordem de serviço para a complementação da pavimentação e drenagem no bairro Atalaia. Uma obra bastante esperada pelos moradores do bairro, que há muitos anos convivia com a lama e o descaso de antigos gestores. Com o prazo estimado em 365 dias, 20 ruas serão asfaltadas numa obra orçada inicialmente em pouco mais de R$ 12 milhões. Com a nova licitação o custo foi reduzido em mais de R$ 1 milhão, uma economia significativa para os cofres públicos.
A pavimentação e drenagem das ruas do bairro Atalaia serão divididas em duas etapas. A primeira etapa contemplará as ruas: Construtor Genival Maciel; Jugurta Feitosa Franco; Renato Fonseca de Oliveira; Wlademar Silva Carvalho e Josué C. da Cunha – trecho entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Professor Aloisio Campos.
Na segunda etapa, serão realizadas obras nas ruas Poeta José Sales de Campos; Euclides Góis; Heriberto Resende Góis – trecho entre a rua Bezerra de Menezes e a rua Urbano Neto; ruas Engenheiros Jorge de Oliveira Neto; Professor Joaquim Cardoso; Delmiro Gouveia – trecho entre a Avenida Santos Dumont e a rua Urbano Neto; e rua Tenente Capitão E.L. Santos – trecho entre a Rua Waldemar Silva Carvalho e rua Urbano Neto.
A obra foi iniciada há dois anos pela construtora Delta, que, após o escândalo de lavagem de dinheiro ao qual a empresa estava envolvida, abandonou completamente a obra. Durante esse tempo a Prefeitura de Aracaju teve que retomar o projeto analisando o que havia sido realizado e o que deveria ser executado. Durante este levantado foi identificado um grane erro no projeto realizado pela Delta, onde a drenagem não chegava até a maré, tornando impossível a conclusão da obra.
De acordo com o prefeito da capital essa obra é bastante esperada pela população. “É meu papel ouvir a demanda da população e atende-la. Além disso, existe também a questão turística, onde o visitante encontra uma Orla belíssima, mas há 20 metros vê ruas ainda em pissarra”.
“Em específico no bairro Atalaia, houve problemas com a construtora responsável pela execução do projeto, mas que finalmente foi resolvido. A obra começa imediatamente e os recursos já estão disponíveis. Vamos mudar a vida dos moradores do bairro Atalaia”, explicou João Alves.
O secretário da Infraestrutura, Luiz Durval, informou ainda que a obra foi divida em duas etapas para que fossem complementadas as obras da construtora Delta. “Dividimos em duas partes, pois já havia uma licitação antiga que concluiremos. A segunda etapa será executada com a licitação que acabamos de realizar”, destacou.
Leilão de terrenos
Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviços para as obras de pavimentação e drenagem da Atalaia, o prefeito João Alves Filho informou ainda que alguns terrenos que pertencem a Prefeitura de Aracaju serão leiloados como uma forma de angariar mais renda aos cofres públicos, que atualmente passa por uma terrível crise financeira.
“Em momento de crise é preciso ter criatividade e capacidade de inovação. Estamos com dificuldades financeiras e, por isso, temos que buscar alternativas. Leiloaremos alguns terrenos que possuímos para aplicar os recursos em algumas áreas que estão precisando”, revelou o prefeito.