Por Joedson Telles
Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Jeferson Andrade não se prende à cultura política de esconder intenções até “o momento oportuno”.
No instante em que poucos políticos falam abertamente sobre pretensões eleitorais, para o ano 2026, Jeferson não esconde que tenta construir uma pré-candidatura a vice-governador, numa possível composição com o governador Fábio Mitidieri, que, certamente, anunciará sua pré-candidatura à reeleição.
Bem assessorado, ao promover um grande evento, em Nossa Senhora de Lourdes, no último final de semana, Jeferson tratou de sepultar quaisquer dúvidas sobre a sua capacidade de articulação. Mostrou não apenas que tem peso político, mas também que goza da simpatia dos aliados, que cancelaram suas agendas para prestigiá-lo. Não preciso escrever que poucos dentro do agrupamento mobilizariam tantos aliados, sobretudo conscientes do objetivo da festa.
O poder de mobilização, visto no final de semana, soma-se ao fato de Jeferson ser um político jovem, ficha limpa, com serviços prestados a Sergipe e de estar provando preparo, presidindo o Poder Legislativo com êxito. O combo, certamente, lhe serve de combustível, para o projeto 2026. Se mantiver o ritmo e a harmonia do trabalho de construção – algo provável -, dificilmente, um aliado terá argumento plausível para não apoiá-lo.