O vereador Jailton Santana (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), adiantou que, nos próximos dias, os vereadores receberão o relatório final de uma auditoria interna que revelou um rombo de R$ 150 milhões nas contas de um órgão da Administração Pública da Capital. A denúncia foi feita durante o grande expediente desta quarta-feira (16).
Jailton explicou que a auditoria refere-se ao período da gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. “Essas verbas foram utilizadas de forma equivocada, trazendo prejuízo aos cofres públicos e agora a Prefeitura está passando por problemas financeiros causados por pessoas que não tiveram compromisso com a gestão do dinheiro público. Para completar, ainda tem gente colocando sobre a atual gestão a responsabilidade pelos problemas oriundos da gestão anterior”, afirmou.
O vereador teve acesso aos dados preliminares da auditoria e garantiu que vai cobrar punição para os responsáveis pela má utilização dos recursos. “A auditoria comprova que teve roubo e vamos pedir a punição para quem utilizou os recursos indevidamente, inclusive para que os culpados respondam criminalmente”, salientou Santana.
O parlamentar também informou que vai solicitar a presença de representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM) na CMA para que a apuração seja detalhada de forma minuciosa.
Terrenos
Jailton Santana aproveitou para reafirmar o apoio à venda de alguns terrenos de propriedade da Prefeitura, localizados no bairro Coroa do Meio e reforçou que essa medida vai ajudar na manutenção da saúde financeira da máquina administrativa, possibilitando novos investimentos. O vereador lamentou a articulação de alguns grupos para inviabilizar a venda.
“Os terrenos vão gerar recursos de cerca de R$ 36 milhões em sua primeira etapa, mas já há um esquema patrocinado por grupo político para incentivar a ocupação dos terrenos antes da venda, por isso estarei aqui na tribuna para denunciar quem está patrocinando essa ação. A Prefeitura planeja vender outros terrenos e eu estarei aqui para aprovar a venda”, finalizou o parlamentar.
Estacionamento para Feirantes
Ao final do seu pronunciamento, Jailton recebeu a informação do presidente da CMA, o vereador Vinicius Porto (DEM), de que após a sua fala sobre a insatisfação dos feirantes dos mercados centrais com o novo sistema de estacionamento, na sessão dessa terça-feira (15), o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB) entrou em contato para informar que a PMA vai analisar com carinho a sugestão apresentada pelo parlamentar.