Os feirantes que trabalham no complexo dos mercados centrais de Aracaju estão insatisfeitos com a cobrança pela ocupação das vagas do novo modelo de estacionamento rotativo de Aracaju, implantado nessa segunda-feira, dia 14. Durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, dia 15, o vereador Jailton Santana (PSC) apresentou uma sugestão para resolver o impasse sem prejudicar nenhuma das partes.
O parlamentar reforçou a importância do sistema de rotatividade no centro comercial para garantir a mobilidade urbana, mas propôs que sejam reservadas vagas específicas para os feirantes de forma gratuita.
“Quem precisa vir ao centro fazer compras tinha dificuldade para encontrar um local para estacionar e com o estacionamento, essa questão será resolvida, mas por outro lado, os feirantes estão preocupados porque pode faltar espaço para eles e, além disso, eles terão que tirar dinheiro da pequena renda que fazem com a venda dos produtos. Estamos sugerindo que sejam destinadas vagas para que os feirantes estacionem seus carros e possam fazer a carga e descarga dos alimentos”, afirmou Jailton.
Ainda de acordo com a proposta, os feirantes seriam cadastrados e receberiam uma carteira de identificação para o acesso às vagas. Em contrapartida, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) compensaria as vagas. “No bolsão principal do mercado foram disponibilizadas 600 vagas, a Prefeitura poderia destinar cerca de 50 para os feirantes e a empresa utilizaria outra via para repor essas vagas”, indicou Santana, acrescentando que vai encaminhar a questão para a SMTT.
O parlamentar aproveitou para destacar que a reclamação dos taxistas por conta da mesma questão já foi resolvida pela Prefeitura. “A empresa retirou as placas do rotativo e voltou a respeitar as áreas destinadas aos taxistas”, comemorou Jailton.
Enviado pela assessoria