O governador Jackson Barreto (PMDB) visitou, nesta sexta, dia 24, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ao lado do secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, e de representantes do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPESE), dentre eles, o procurador-geral de Justiça Rony Almeida.
“Estamos ampliando os serviços do Huse, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.
“Vamos ampliar os serviços do Huse para população sergipana, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.
Para o governador a ampliação dos serviços e dos atendimentos no Huse condizem com o direcionamento da sua gestão, de priorizar o cuidado com a população, sobretudo com aqueles que mais precisam dos serviços públicos. “Estou aqui na companhia do Ministério Público e do presidente da Assembleia Legislativa, e estamos observando o quanto está sendo realizado de obras novas, no sentido de melhorar a estrutura da saúde do Estado e fazer com que o Huse possa prestar um melhor serviço à população. É muito mais do uma prestação de contas, é um cumprimento da responsabilidade de quem está na frente de uma pasta tão importante, como é a pasta da Saúde, que dialoga diretamente com as pessoas mais pobres, que são as que mais precisam do nosso cuidado”, reforçou.
Principal porta de entrada da saúde pública do estado, o Huse recebe pacientes de todo o território sergipano e de estados vizinhos e presta atendimentos de baixa, média e alta complexidade. No último fim de semana, por exemplo, o Pronto Socorro da unidade registrou 604 atendimentos a usuários do SUS. No Hospital Pediátrico Dr. José Machado de Souza, localizado no Huse, foram 202 atendimentos.
Uma das melhorias mais aguardadas é a entrega da nova unidade de radioterapia (acelerador linear) do Hospital de Urgência. O acelerador linear da nova radioterapia já foi instalado e está em fase de testes. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, o novo equipamento deverá começar a operar a partir de 14 de dezembro. Os pacientes gradativamente começarão a ser atendidos.
Com a nova unidade de radioterapia, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. No hospital, funciona uma radioterapia, que esteve quebrada por um período, gerando uma fila de 600 pessoas à espera do tratamento. A Secretaria de Saúde recuperou o aparelho, diminuindo a fila para 142 pacientes. Com o novo acelerador os atendimentos serão duplicados e o objetivo é zerar a fila.
O novo acelerador linear é um aparelho CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais). Para receber o novo acelerador linear, o Estado construiu um bunker para adaptar a oncologia ao novo acelerador. O investimento na construção do bunker foi de R$ 2.129.997,03 (recursos do Ministério da Saúde).
Atualmente, em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados: 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção do novo bunker permitirá que o Hospital de Urgência amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado.
Novos Leitos
Cem novos leitos serão disponibilizados nos próximos dias no Huse. Eles serão instalados em uma área que estava sendo utilizada pela Central de Equipamentos, que foi remanejada. Hoje, a unidade tem 596 leitos para suas diversas áreas, pronto-socorro, oncologia, UTI e hospital infantil. Futuramente, ganhará esses 100 novos leitos.
“Ao realizar a ampliação de leitos, ao mostrar uma melhoria no atendimento no Hospital de Urgências e nos convidar para esta visita hoje, junto com os promotores da área da Saúde, para testemunharmos essas melhorias, isso mostra a transparência do Estado. Há uma necessidade muito maior de se fazer um serviço de saúde mais qualificado em Sergipe, mas tudo que foi feito aqui é bem-vindo, merece nosso reconhecimento. O Ministério Público continuará diligente para fiscalizar o sistema de saúde como um todo, não só o Huse, mas também o Cirurgia e as unidades de saúde do estado. Há promotores em todos os municípios, fiscalizando e tentando, através de suas ações, melhorar o atendimento prestado à população de Sergipe”, pontuou o procurador-geral Rony Almeida.
De acordo com Almeida Lima, os espaços estão sendo ampliados para aumentar a assistência e a qualidade dos serviços. “ Essa visita demonstrar a transparência da Secretaria de Estado da Saúde e do governo de Sergipe diante das realizações que têm feito no Hospital de Urgência de Sergipe. O governador Jackson Barreto nos orientou a tomarmos uma série de providências internas no hospital a partir da necessidade da criação de novos leitos. Aqui, programamos, inicialmente, para uma média de 100 novos leitos; apresentamos 45 hoje, mas até o final do mês de fevereiro teremos exatamente esse número para oferecer a população de Sergipe”.
Novas unidades e equipamentos
O Huse está recebendo uma significativa parte dos 465 equipamentos hospitalares que foram apresentados pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira, 16 de novembro. Os novos equipamentos vão permitir que o hospital preste aos pacientes uma assistência com maior qualidade. O hospital recebeu uma vasta gama de equipamentos que servirão a toda a unidade hospitalar, desde os centros cirúrgicos à fisioterapia, passando pela UTI.
No final de outubro, o secretário Almeida Lima determinou a criação de espaços de Hemodinâmica e Nefrologia no Huse. A criação de um espaço para a Hemodinâmica envolve todo um trabalho de cirurgia cardíaca e vascular. Cirurgias eletivas que normalmente são feitas no Hospital Cirurgia, com o novo espaço, passarão a ser realizadas no Huse.
O Centro de Nefrologia e Hemodiálise vai reduzir o gargalo na prestação da terapia que é hoje prestada por clínicas conveniadas, além de permitir a realização de cirurgias urológicas e renais.
Enviado pela assessoria
Foto: Marcelle Cristinne/ASN
Jackson lança pedra fundamental da fábrica Cooper Standard em Divina Pastora
O município de Divina Pastora sediará a nova Indústria Cooper Standard, cuja pedra fundamental foi lançada, na manhã, de sexta-feira, 24, pelo governador Jackson Barreto, juntamente com o diretor–geral da Cooper Standard, Jurgen Kneissler. O investimento da Cooper Standard é cerca de R$ 10 milhões e a previsão é de dez meses de obra. A fábrica inicialmente vai gerar 180 empregos diretos e 50 indiretos. Para os primeiros três anos, a empresa projeta gerar 400 empregos diretos e 100 indiretos, num investimento que irá beneficiar os municípios de Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e adjacências do Vale do Cotinguiba.
Na ocasião, Jackson Barreto destacou o esforço do governo para atrair investimentos para região. “É uma região altamente carente de emprego, no município de Santa Rosa de Lima e Divina Pastora, principalmente , a cidade de Santa Rosa de Lima. Por isso, sempre tive comigo um compromisso de que até o final do nosso governo, nós traríamos uma fábrica para a região. Evidente que aqui estamos no solo de Divina Pastora, mas é uma fábrica que está vizinha a Santa Rosa e vai gerar emprego para toda a região. Desta maneira, estou em paz, porque o governo do estado participou de forma direta no trabalho para que essa fábrica fosse implantada aqui, ofertando todos os incentivos fiscais, desde a aquisição do terreno até a construção. A Codise tem compromisso de trabalhar na construção desta obra para que até o final de 2018, a fábrica esteja pronta para ser inaugurada e é tudo o que eu posso deixar ao final do nosso governo para a região. Gerar emprego, tirar a juventude da ociosidade, oportunizar e melhorar a vida dessas pessoas e de forma clara”, declarou o governador.
A fábrica irá produzir canaletas, guarnições de borracha e de plástico e frisos para veículos automotores e deverá entrar em operação em 2018. A implantação da planta industrial vai abrir significativas perspectivas de empregos, em especial para os jovens da região. A planta vai ocupar uma área total de 51.500 m², com um galpão que ocupará uma área construída de 12.000 m².
Segundo o diretor–geral da Cooper Standard, Jurgen Kneissler, a expectativa é de que as obras iniciem em janeiro de 2018. “O governo de Sergipe teve um papel fundamental na instalação do empreendimento em Sergipe. Mais do que um simples investimento é uma solida confiança no futuro que temos a frente. Nossa projeção é de crescimento. Isso mostra maturidade no ramo em que pertencemos e uma tradição desenvolvimentista. Além disso, a empresa sente-se sensibilizada em contribuir para a geração de empregos na região. É a Cooper cumprindo o seu papel social e com uma visão empreendedora”, pontuou.
O diretor- presidente da Companhia de Desenvolvimento Economico de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen, disse que embora a economia demonstre estar lenta, o governo tem feito um esforço muito grande para trazer grandes investimentos para Sergipe. “Nós da Codise, secretarias, vice-governador Belivaldo Chagas e os prefeitos da região, temos feito um esforço grande para trazer para essa oportunidade de crescimento. Se nós verificarmos, hoje, a grande empregabilidade, o grande crescimento humano possível nessas regiões, é nós criarmos emprego, darmos oportunidade, e é isso que o governo do Estado está fazendo através desses grandes empreendimentos “, colocou.
Para o prefeito de Divina Pastora, Sílvio Cardoso, o empreendimento irá aquecer a economia da região e atrairá a vinda de outras empresas. “Eu tenho dito que esse empreendimento é a revdenção da nossa região. Uma região carente de emprego e essa fábrica irá gerar muitas oportunidades. Sabemos da carência de emprego nos três municípios, Santa Rosa, Divina Pastora e Riachuelo, e esse empreendimento vai trazer um alivio para nós prefeitos que somos cobrados dia a dia por empregos. Só temos a agradecer pelo governador, que também é um filho de Divina Pastora e depois se tornou filho também de Santa Rosa. Agradeço aos representantes da Cooper Standard por entender e acreditar que essa região é uma região próspera e o sucesso dessa fábrica vai trazer outras para a nossa regiões”, destacou.
A escolha por Sergipe se deu pela localização estratégica, potencial adicional de negócios com futuras montadoras e aos incentivos fiscal e locacional concedidas pelo Governo do Estado, através do PSDI. A unidade de Sergipe fornecerá peças às montadoras Ford, em Camaçari (BA), e Fiat, em Goiana (PE).
Na opinião do prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Júnior, a fábrica significa a realização de um grande sonho dos moradores do município e do governandor. “Essa fábrica, sem o apoio e comprometimento do governador Jackson Barreto jamais poderia ser instalada aqui nessa região. Hoje, nossa região está sendo contemplada com a fábrica que vai gerar emprego e renda para as nossas cidades. Eu tenho certeza, que pela grandeza desta fábrica, ela com certeza será ampliada e gerará emprego para ainda mais regiões. Passamos por um momento de dificuldade no Brasil, um momento de crise, e essa fábrica vem para tornar real o sonho que tivemos, de que iremos nos reconstruir”, ressaltou.
Qualificação profissional
Na ocasião, foi anunciado, também, um convênio da empresa com os municípios da região, a fim de oferecer cursos profissionalizantes, de forma a possibilitar qualificação para os moradores poderem se habilitar no preenchimento das vagas que serão ofertas na fábrica. “Essa fábrica vai oportunizar para juventude, rapazes e moças, que vão fazer cursos de formação tecnológica no Senai, se qualificar para trabalhar nessa fábrica, que a princípio vai gerar 230 empregos e a previsão é que daqui a três anos tenhamos mais de 400 empregos aqui nessa fábrica. Será uma bênção para toda a região. Quando trago uma fábrica para gerar emprego, eu quero, na verdade, cuidar das pessoas que mais precisam do governo, as pessoas mais pobres, mais carentes, mas é preciso também que a juventude se prepare tecnicamente para emprestar seus serviços à fábrica e amanhã ter um emprego à altura”, reforçou o governador.
Geração de empregos
Sergipe abriu 5.491 postos de trabalho em outubro, conforme relatório do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o melhor resultado para o mês de outubro desde que o levantamento começou a ser feito, há 14 anos. Em outubro, o estado teve 11.008 contratações e 5.517 desligamentos. A diferença destes indicadores fez o saldo de trabalhos formais ficar positivo, fazendo o nível de emprego avançar quase 2% no mercado sergipano. Pela primeira vez no ano, todos os setores da atividade econômica contrataram mais do que demitiram, com destaque para a Indústria de Transformação (2.908) e Agropecuária (1.674) contratações. O Comércio e o setor de Serviços registraram 293 e 444 novas vagas de trabalho, respectivamente.
Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, a cidade de Capela, no leste do Estado, foi a que mais abriu oportunidades de trabalho, com 1.571 novas vagas. Na sequência, aparece Aracaju, que criou 726 postos de trabalho.
A empresa
A Cooper Standard Automotive Brasil Sealing ltda iniciou suas atividades com a construção da primeira fábrica no país em 1995, localizada em Varginha (MG). Atualmente, a Cooper opera outra unidade em Atibaia (SP). São mais de 1.700 colaboradores na produção de componentes automotivos para as principais montadoras do país. A Cooper Standard é reconhecida pelo mercado de autopeças como pioneira na tecnologia em termoplásticos, técnica que possibilita que as aplicações de vedação em plástico sejam mais eficientes, ecológicas e funcionais. Além disso, a empresa possui diversas certificações, como ISOs de qualidade e meio ambiente. A Cooper Standard é líder em componentes e sistemas para transferência de fluídos (como tubulações de combustível e freio), borrachas de vedação automotiva e sistemas antivibração.
Fundada em 1927, na cidade de Deaborn, Michigan, Estados Unidos, a empresa está presente em mais de 20 países, como a China, Espanha, Itália, Índia e Alemanha, somando mais de 27 mil colaboradores. A Cooper Standard apresenta um ótimo desempenho global, suas ações estão listadas na Bolsa de Nova York.
Presenças
Participaram da solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, os deputados Jeferson Andrade e Zezinho Guimarães, os prefeitos Marcos Costa, Moita Bonita; José Rosa, Siriri; o vice-prefeito de Santa Rosa, Diogo de Oliveira; vice-prefeito de Riachuelo, Daniel Rezende; os secretários José Augusto Pereira, Sedetec, Sales Neto, Comunicação, representantes da Cooper Standard, além de moradores da região.