Erguido na Rua Argemiro Ferreira Dias, em Pedrinhas, município do Sul sergipano, o Estádio de Futebol Roberto da Silva Alves será entregue à população no dia 7 de janeiro do próximo ano, com a realização de um grande evento, a abertura do Campeonato Sergipano de Futebol 2018, o Torneio Início. Nesta sexta-feira, dia 1º, o governador Jackson Barreto visitou a obra em companhia da prefeita Ocimara Cruz, do deputado federal Fábio Reis, dos secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa e do Esporte e Lazer, Antônio Hora, dentre outras autoridades locais e do estado.
O estádio recebeu investimentos da ordem de R$ 2.138.967,48, oriundos do Programa Sergipe Cidades e atende um desejo antigo dos moradores da região, como explica Jackson Barreto. “É uma grande obra, muito desejada pela população de Pedrinhas e região. Realmente estou impressionado com a beleza e a grandeza desse estádio. Pedrinhas foi privilegiada com essa obra. Fico feliz, porque essa era uma promessa feita ainda no governo de Marcelo Déda, mas peguei os compromissos que ele assumiu, mesmo com dificuldade. E hoje essa é uma bela obra do nosso governo”.
A praça esportiva ocupa uma área total de 19.200 m², o campo ocupa 11.260 m². O estádio é cercado por um muro revestido com dois metros de altura em toda a sua extensão e três metros por trás das traves. A capacidade do estádio é para 600 pessoas. Nas arquibancadas existem vagas exclusivas para cadeirantes e guarda-corpo metálico.
O secretário Valmor Barbosa falou do papel social que o esporte pode desempenhar na vida da população. “O município de Pedrinhas e regiões vizinhas, Boquim, Arauá, Riachão serão beneficiados com essa praça de esporte. O governo de Sergipe, através do Programa Sergipe Cidades, viu a importância de uma obra desta natureza para a região. O governador foi sensível ao pleito do prefeito e da comunidade. Isto é criar condições para que mais pessoas possam praticar esportes e promover inclusão para a juventude. No futuro, a região, a partir deste incentivo, poderá revelar até craques para jogar em grandes clubes”.
Adilson dos Santos mora vizinho ao estádio e destacou que a nova praça esportiva o incentivou a colocar os filhos na escolinha de futebol. “O estádio para gente é uma maravilha, porque o esporte é muito bom paras crianças. Tenho dois filhos e já vou colocá-los na escolinha só por causa desse estádio. A comunidade aqui está muito feliz, e se depender da gente vamos cuidar bem do espaço, porque é importante para a cidade, para oferecer uma ocupação para nossos filhos, deixá-los longes dos perigos das ruas e das drogas”, apontou.
A edificação é composta por uma sala destinada à administração, duas bilheterias, dois depósitos, um vestiário para juízes e dois para jogadores, dois sanitários masculinos, dois femininos e dois exclusivos para os jogadores. Em todo o espaço foi aplicado pavimentação em piso de alta resistência e concreto desempolado e revestimento cerâmico nas áreas molháveis, foram instalados extintores de incêndio.
O acesso às dependências se dá por uma entrada principal destinada à equipe técnica (jogadores, juízes, profissionais administrativos e autoridades) e por duas entradas laterais. São duas saídas laterais, uma delas com rampa e guarda-corpo metálico, além de uma saída exclusiva para ambulâncias e veículos de apoio.
O estacionamento em pavimentação granítica possui 62 vagas, sendo quatro destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. Foi instalado serviço de drenagem e sistema de tratamento de efluentes, evitando poças no gramado em dias de chuva. Na área externa foram construídas rampas de acesso e implantado piso tátil direcional e placas de sinalização nas demais dependências. A iluminação é composta por quatro postes de 16 metros, cada um com cinco refletores de 1000 watts implantados na área interna e dois postes de quatro pétalas no estacionamento.
Torneio Início
A realização do Torneio Início foi definida em reunião entre o governador Jackson Barreto, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas e o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Antônio Hora Filho. O evento terá a participação das dez equipes que disputarão o Campeonato Sergipano da Série A em 2018: Confiança, Sergipe, Itabaiana, Lagarto, Amadense, Estanciano, Boca Júnior, Socorrense, Olímpico de Itabaiaininha e Frei Paulistano.
“Programamos, em conjunto com a Federação Sergipana de Futebol, para realizar o Torneio Início do Campeonato Sergipano da série A. As dez equipes que participam do Campeonato Sergipano Profissional estarão aqui, no dia 7 de janeiro, para fazermos a inauguração do estádio e promover a volta do Torneio Início do Campeonato de Futebol. Será uma grande festa e nós queremos que essa região faça parte também”, enfatizou o secretário Antônio Hora Filho.
De acordo com a prefeita Ocimara Cruz a competição em Pedrinhas movimentará a economia local. “Esse estádio ajudará no desenvolvimento do nosso município. Esse torneio gerará renda para nosso comércio, vamos ver a cidade bem visitada. Tem muita gente que não conhece Pedrinhas, mas nosso município, apesar das carências, é uma cidade com potencial e muita hospitalidade”, revelou a prefeita.
O governo do Estado investiu no estádio para fortalecer o esporte em Pedrinhas. A cidade possui dois times oficiais e muitos moradores adeptos ao futebol. Porém só dispunha de uma quadra e um campo particular que cobrava aluguel para seu uso. “É um dia muito feliz para todos nós. Nunca tivemos uma obra tão importante como essa. Tenho certeza que os cidadãos de Pedrinhas só terão a ganhar com esse grande estádio”, completou a prefeita Ocimara Cruz.
A escolha do estádio para o evento comprova a qualidade da praça esportiva de Pedrinhas e oportuniza visibilidade e fortalecimento do esporte no interior sergipano. É uma oportunidade para o torcedor conhecer as equipes, e o resgate de uma competição que não é realizada há anos.
Escola
Em Pedrinahas, Jackson também visitou as obras de melhorias que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na Escola Estadual Profª Josefina Leite Campos. A unidade atende a 369 estudantes do Ensino Fundamental, 2º ao 9º ano, e Ensino Médio na modalida de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“ Já iniciamos a iluminação da quadra, com LED, trocamos toda grade da frente da escola, fizemos um muro imenso para a escola não ficar aberta e, agora, vamos trazer o refeitório, uma determinação do governador, como também pintar toda a escola e quadra. Essas melhorias são para deixar a escola mais agradável, mais sociável. A escola é da comunidade e a gente faz as melhorias e entrega à comunidade para que todos possam usufruir”, apontou o superintendente executivo da Seed, Everton Siqueira.
Pavimentação e caminhão para agricultores
Já no povoado Mutumbo, ainda em Pedrinhas, o governador participou da assinatura de ordem de serviço para pavimentação de vias públicas da localidade, uma parceira da Prefeitura Municipal de Pedrinhas, Caixa Econômica Federal junto e Ministério das Cidades. A obra é fruto de uma emenda do deputado federal Fábio Reis na ordem de R$ 234.593,24.
Fábio frisou que a conquista teve uma participação indireta do governo do Estado. “Esta foi uma emenda de 2015, foi um processo complicado que teve a participação do Estado, porque a Caixa só autorizava a obra se, antes, fossem colocados os canos para a o abastecimento de água para esse povoado, para que futuramente não fosse preciso quebrar tudo para colocar a encanação. Mas o Estado prontamente fez a parte dele e hoje podemos assinar essa ordem de serviço. São 3,2 mil metros de pavimentação para tirar nossos amigos do Mutumbo da lama, da poeira, trazer saúde e mais qualidade de vida para essa população”, expôs o parlamentar.
Jackson também realizou a entrega de um caminhão para a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Mutumbo. O veículo é fruto de uma parceria do governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e da Juventude (Seidh), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Quando a gente investe no produtor familiar o município cresce, o estado cresce. Porque nossa região, o Nordeste, e nosso país depende muito da agricultura familiar. Ajudar o pequeno produtor é ajudar o cidadão do campo e toda uma economia que cresce junto à agricultura familiar. Por isso viemos aqui para visitar uma grande obra na cidade, mas sem esquecer de voltar nosso olhar ao campo”, declarou o governador.
Segundo o vereador e representante do Mutumbo, José Apolônio, a entrega do caminhão é de fundamental importância para os pequenos produtores do povoado. “É um povoado grande, com cerca de 450 famílias, aproximadamente 2.250 pessoas, cuja a maior fonte de renda é a agricultura familiar. Na Associação são cerca de 150 famílias beneficiadas diretamente, mas todos serão beneficiados, pois esse caminhão tem o objetivo de apoiar e fortalecer o pequeno produtor no escoamento da sua produção e irá reforçar a renda dos nossos pequenos produtores. Estamos muito felizes com esse projeto”.
Enviado pela assessoria
Foto: Marcelle Cristinne / ASN