O governador Jackson Barreto solicitou autorização da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a construção de Centro de Formação Profissionalizante em Nossa Senhora das Dores. Na audiência em Brasília, nesta terça, 10, a diretora-executiva, Vania Castiglioni, informou que determinará uma avaliação jurídica para o atendimento do pleito.
Com recursos federais e estaduais de R$ 10,5 milhões, o Centro terá capacidade para 504 alunos e oferecerá cursos tecnológicos em agroindústria. As obras já foram autorizadas por Jackson Barreto no último dia 4 de abril e necessita da cessão de terreno da Embrapa para serem iniciadas. O segmento requerido por Sergipe, de dois hectares, situa-se em área de 140 hectares da Tabuleiros Costeiros, seccional da Embrapa no estado.
Médio sertão
A implantação do centro vai beneficiar o médio sertão sergipano, sobretudo a população mais jovem, que terá oportunidade de obter formação técnica e ingresso no mercado de trabalho em condições de maior competitividade. Num primeiro momento, serão ofertadas 160 vagas em três turnos de ensino concomitante e integrado ao ensino médio e fundamental.
Além disso, o novo centro vai permitir o intercâmbio para a formação dos futuros estudantes. O secretário da Casa Civil, José Sobral, e o representante de Sergipe em Brasília, Mauricio Lima, assessoram o governador. Mirian Eira, assessora da presidência da Embrapa, também acompanhou a reunião.
Enviado pela Secom do Governo do Estado
Foto: Roque Sá