O governador reeleito de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), que coordena a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff (PT) no estado, percorreu oito cidades da região Centro Sul numa grande carreata, que reuniu eleitores e diversas lideranças políticas dos municípios de Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Itabaianinha, Umbaúba, Arauá e Estância, durante todo o sábado, 18.
“Faço questão de viajar durante todo o dia com o objetivo de fortalecer e ampliar a campanha da presidenta Dilma Rousseff, que sempre olhou, apoiou e trabalhou para cuidar desse estado da melhor maneira possível”, explicou o governador.
A concentração da carreata foi na cidade de Lagarto, com pouco mais de cem mil habitantes. Lá a comitiva foi acompanhada por lideranças como o ex-prefeito Jerônimo Reis, o deputado federal reeleito Fábio Reis (PMDB) e o deputado estadual também reeleito Gustinho Ribeiro (PSD). Para os parlamentares, o apoio à Dilma nesse segundo turno é justificado pelo volume de melhorias asseguradas aos municípios.
“Basta olhar para o campus da Universidade Federal que foi trazido aqui para Lagarto e vai garantir educação, profissionalização e emprego para a população local”, avaliou Fábio Reis.
Já para Gustinho Ribeiro, a reeleição é uma forma de dar continuidade a uma parceria fundamental entre os governos federal e estadual. “Essa parceria Sergipe-Brasília é importante. A gente pode citar o PROUNI, Mais Médicos, interiorização do ensino profissionalizante, emprego para a juventude, ou seja, o povo de Sergipe vai se empenhar em dar essa vitória a Dilma por tudo isso que vem sendo feito aqui no estado”.
De fato, a juventude da região vem sendo beneficiada pelas políticas implementadas por Dilma. Ainda em Lagarto, dois estudantes da Universidade Federal fizeram questão de ir até a carreata levar o agradecimento pela implantação do campus e ampliação do acesso ao estudo.
“O PT tem uma grande história de mudanças sociais e minha vida foi transformada pelo partido. Eu sou de família humilde e se não fosse pelas cotas e pelo PROUNI eu não estaria cursando a universidade”, considerou a estudante de farmácia Taíres dos Santos.
Para o estudante de nutrição Erik Rodrigues além de garantir o acesso à profissão, o governo do PT promoveu uma mudança na vida de toda a família dele. “Eu me emociono muito por ser o primeiro da família a estudar numa universidade. Tenho orgulho de ser neto de lavradora e filho de doméstica, mas terei um futuro diferente. Minha mãe saiu de casa para trabalhar e estudar e terminou não conseguindo. Comigo será diferente, tem três anos que saí de casa e vou voltar nutricionista para mudar minha vida, a da minha família e minha comunidade”.
Não só para Taíres e Erik os investimentos em educação tem sido importantes, nas oito cidades percorridas pela carreata além do campus da UFS, foram levados dois campi do Instituto Federal de Sergipe, concedidas 1.068 bolsas pelo PROUNI, e 7.468 matrículas realizadas pelo PRONATEC.
Mas os investimentos foram feitos também na área social. Para muita gente foi durante o governo Dilma que o sonho da casa própria se tornou realidade por meio da entrega de 5.212 residências pelo Minha Casa, Minha Vida nas oito cidades. “Dilma é uma pessoa muito boa. Graças a ela eu e meus dois filhos temos onde morar”, declarou a dona de casa Rosane dos Santos. “No governo dela consegui minha casa e por isso eu e minha família toda queremos que ela ganhe de novo, completou Neide Alves, que, assim como outras 28.541 pessoas, também é beneficiada pelo Bolsa Família na região.
Saúde, emprego e renda: marcas do governo Dilma
Ao longo de todo o percurso, histórias de vidas mudadas para melhor surgiram. Em Tobias Barreto, a população comemora por exemplo, a entrega de um Centro Empresarial, feito por parceria com o governo do estado, que vai gerar renda para todos no município.
“O que mais me impressiona é a quantidade de emprego criada nesse governo. Na minha área mesmo não falta. Eu ainda sou estudante, mas já faço estágio e há dois anos encontro oportunidades”, relatou o estudante de engenharia civil Maurício Costa.
A constatação dele é verídica. Nas oito cidades visitadas foram gerados quase nove mil empregos formais, e mais de 2.800 empreendedores individuais passaram a ser formalizados.
Mas para muita gente, o que melhor define o governo Dilma é a preocupação com a melhoria na saúde. “Antes era um horror, mas hoje tem tudo: médico, consulta, dentista e exame. Faz gosto de ver”, opinou a aposentada Maria Tereza.
E a amiga dela, Maria Luiza é otimista. “Voto em Dilma sim! Se em quatro anos ela fez tudo isso pela saúde, em oito ela vai fazer ainda mais, mais uns anos e vai estar fazendo até cirurgia por aqui”, avalia.
E foi da cidade de Arauá, que veio um pensamento que resume bem o que o povo de Sergipe pensa em relação ao trabalho da presidenta. “Vim para essa carreata porque gosto de Dilma e sei que ela é a melhor. Aliás, aqui em Sergipe nem precisava fazer campanha, porque todo mundo gosta e vai votar nela”, afirmou confiante o pintor Rangel Souza. Já era noite quando a carreata ganhou as ruas de Estância e encontrou a população cheia de entusiasmo e confiança na vitória da presidenta Dilma Rousseff.
Presenças
Em todas as cidades, o governador Jackson Barreto contou com o apoio de diversas lideranças políticas. Assim como em Lagarto, nos outros municípios a carreata contou com apoio de importantes lideranças das regiões Sul e Centro Sul. A exemplo do prefeito Ivan Macedo, de Riachão do Dantas, vereador Albertino Franco e do ex-prefeito José Lopes; em Tobias Barreto a carreata ganhou o apoio do prefeito Dilson de Agripino e do deputado federal Marcio Macedo; em Itabaianinha a carreata contou com a presença do prefeito Joaldo da Laranjeira, do ex-prefeito Robson da Laranja e do deputado estadual Zezinho Guimarães; em Umbaúba, a mobilização ganhou a adesão do ex-prefeito Anderson Farias, de Humberto Maravilha, além do presidente da Câmara de Vereadores, Pato Maravilha; em Arauá, a prefeita Ana Helena Andrade Costa fez questão de participar do ato. Encerrando a carreata em Estância, a mobilização pró-Dilma recebeu ainda o apoio do prefeito Carlos Magno, do vice-prefeito Filadelfo Alexandre, do ex-prefeito Ivan Leite e dos vereadores Artur Nascimento e Dominguinhos. Durante o percurso nos sete municípios, o governador foi acompanhado por Eliane Aquino (PT), que coordenou em Sergipe a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff durante o primeiro turno.
Enviado pela assessoria