O governador Jackson Barreto recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira, 9, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, que pleiteou apoio para o crescimento e fortalecimento das unidades em Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Aracaju e Cristinápolis.
“Em Cristinápolis, temos um polo do campus de São Cristóvão, e queremos transformar a unidade em um Campus Avançado. Já encaminhamos este projeto para Brasília, o prefeito do município, o padre Raimundo, já se colocou a nossa disposição até para conseguir o terreno. Viemos pedir o apoio do governador para transformação desse polo em um Campus Avançado. Como estamos, neste ano, em contenção orçamentária e de despesas, o apoio do Governo no pleito, ao estabelecer o diálogo com o ministro da Educação para mostrar a situação e torná-lo ciente desta demanda, é fundamental, porque há uma necessidade real, sob pena dos cursos que já existem lá precisarem parar. Hoje a unidade funciona através de um convênio que temos com a prefeitura, onde o município banca uma parte desse projeto, mas o município acaba não podendo arcar com essas despesas”, explicou o reitor.
A unidade do IFS em Cristinápolis é voltada à Agropecuária e, segundo o reitor, possui aproximadamente 400 alunos. A unidade oferta atualmente o curso técnico, a intenção é que com a transformação do polo em Campus Avançado, o centro de ensino passe a oferecer também curso superior, atendendo a toda uma demanda na área de agricultura e pecuária do Sul sergipano.
“Na condição de pólo, não podemos ofertar curso superior. Com a transformação em Campus Avançado, aquela comunidade passará também a receber do Instituto Federal de Sergipe (IFS), curso na área do ensino superior. Isso é fundamental e importante, porque naquela parte Sul do interior de Sergipe não há nenhuma escola agrícola. Seríamos a primeira instituição a oferecer tanto o ensino técnico quanto o superior”, informou Oliveira.
O reitor também pleiteou, a ampliação da unidade de Lagarto e a que está sendo construída em Nossa Senhora do Socorro, que necessitariam utilizar espaços pertencentes ao Estado. Esteve em pauta também, o apoio do governador em relação à construção da reitoria no campus Aracaju, cuja obra já está em andamento.
“Estamos construindo, mas a gente está tendo dificuldades no repasse do recurso. É uma questão muito séria, porque a unidade já se encontra em obra. Viemos pedir o apoio do governador junto ao governo federal para que este recurso não venha a sofrer nenhum tipo de descontinuidade”, afirmou o reitor.
Jackson, que tem a Educação como uma das prioridades do seu governo, e que entende o ensino técnico como uma forma de oferecer qualificação e oportunidade para os jovens sergipanos transformarem sua realidade através do conhecimento e do trabalho, mostrou-se apto a oferecer todo o apoio que estiver ao seu alcance para a instituição.
“Vou conversar com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, para buscarmos juntos, em Brasília, a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), responsável pelos Institutos Federais no país, para que avalie o pleito do IFS de Cristinápolis. Quanto às áreas públicas necessárias à ampliação das unidades de Lagarto e Socorro, conversarei com os meus assessores sobre a forma de contribuirmos dentro da lei para o desenvolvimento desta intuição reconhecida e tão importante para o nosso estado. Vocês podem contar com o meu apoio”, explanou o governador.
O vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, o deputado federal Fábio Reis e representantes do IFS também participaram da audiência.
Enviado pela assessoria