O governador Jackson Barreto recebeu nesta terça, 23, em seu gabinete no Palácio de Despachos, o presidente e demais membros da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa). A entidade, criada em 1985, passou um tempo inativa, mas foi refundada neste ano de 2016. Os dirigentes informaram o governador sobre o novos projetos da entidade e falaram sobre melhorias na educação pública.
De acordo com o presidente da entidade, Jonathan Hora, o objetivo do encontro foi apresentar um pouco do trabalho que a Umesa tem feito nas escolas. “Um trabalho de cultura, de base e de inovação na educação. A gente tem debatido muito. Mesmo com os avanços em alguns prédios, mesmo com avanço de alguns professores inovadores, a educação no geral está parada. A Umesa tem feito um trabalho diferente, com cultura, esporte, debate e com politização do estudante. Viemos trazer essas novidades para o governador. Ele gostou. Isso agora nos dá um fôlego para continuar trabalhando, porque tem crescido muito esse trabalho, os estudantes têm gostado muito”, informou.
Jackson Barreto, que iniciou sua militância política no grêmio do Colégio Atheneu, onde estudou, e posteriormente foi integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na universidade, já se declarou um entusiasta do movimento secundarista. Ele gostou bastante das ideias apresentadas pelo grupo. No próximo dia 02 de setembro, a Umesa irá construir a ‘Carta do Estudante Sergipano’, um documento que mostrará como o estudante está percebendo a educação. Esse documento também será entregue ao governador.
“Os estudantes vieram trazer seus projetos e reivindicações e eu gostei muito das ideias. Quero colocar o Estado à disposição para ajudar no que for possível, para ser um parceiro na construção de uma escola e, principalmente, uma educação melhor para os nossos jovens”, disse o governador.
Umesa
A Umesa foi fundada em 5 de maio de 1985, com o apoio de Jackson Barreto e esteve ativa até 2010. Este ano, um grande congresso foi realizado em fevereiro, com a participação de 70% das escolas da região metropolitana, e desde então o movimento foi retomado. Durante a audiência com o governador, também estiveram presentes o tesoureiro Geral, Adson Pereira, a secretária geral, Misma Kely, o diretor de Cultura, Felipe de Jesus, a diretora de Comunicação, Michele e a diretora de Mulheres, Geiciele.
Enviado pela Secom do Governo do Estado
Fotos: Marcelle Cristinne