O governador Jackson Barreto nomeou na tarde desta segunda-feira, 10, três novos secretários de Estado para as pastas de Agricultura, Governo e Justiça. O advogado Francisco Dantas assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, gerida anteriormente por José Sobral.
Já Benedito Figueiredo, que atuava como secretário de Justiça, passa a responder pela Secretaria de Estado de Governo. A secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor passará a ser comandada por Walter Pereira Lima.
De acordo com o governador, o ajuste na máquina administrativa não se encerra com a posse de hoje. “O que estamos fazendo é uma reformulação do quadro de secretariados e é uma coisa natural de qualquer administração. Agora é hora de trabalhar e vamos fazendo as mudanças por etapas, para evitar discussões que possam criar dificuldades para nosso projeto. A ordem é trabalho, trabalho e trabalho. Não vamos medir esforços para continuar avançando”, disse
Segundo Jackson. os secretários são escolhidos com base no currículo, na competência e, acima de tudo, na vontade de servir ao povo sergipano. “Walter é um servidor da justiça federal, Chico Dantas é da minha geração na Universidade e Benedito é um companheiro de lutas pela democracia, um amigo querido. Estou empossando três novos secretários depois de uma manhã inteira de inaugurações em Simão Dias. Foram cinco escolas inauguradas e assinatura de ordem de serviço para construção de um Centro Profissionalizante que receberá o nome do saudoso governador Marcelo Déda”, afirmou Jackson.
“Nossa expectativa são as melhores possíveis. O governador espera que a Secretaria de Agricultura avance nas questões de rebanhos, agricultura familiar e agronegócios, que é uma atividade para Sergipe e para o País. Acredito que realizaremos um bom trabalho”, disse Francisco Dantas.
Após sete anos como secretário de Justiça, Benedito Figueiredo fala do desafio em assumir a secretaria de Governo. “Os sete anos na secretaria de justiça foram uma enorme experiência e tenho gratidão pela confiança do governador Marcelo Déda e por Jackson Barreto que agora me leva para a Secretaria de Governo. Jackson é um amigo antigo, começamos na luta contra a ditadura. Acredito que meu trabalho na secretaria de governo é mais de orientação”.
Economista e servidor da Justiça Federal, Walter Pereira Lima chega à Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa ao Consumidor após passar pela subsecretaria de Administração e Logística da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
“Já sou membro do Governo e a transferência para a Sejuc é um grande desafio. Temos um sistema carcerário complexo, com 10 penitenciarias e temos também o trabalho de defesa do consumidor. Já agendamos uma reunião com Benedito para mapearmos os projetos, os recursos e dar continuidade aos trabalhos”, declarou Walter.
Esta é a segunda mudança de secretariado realizada por Jackson Barreto. Em janeiro, o governador empossou os novos secretários da Casa Civil, Seplag e Sedurb.
Enviado pela Secom do Governo do Estado