O vereador Ivaldo José (PSD) usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira 9, para pedir que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) possa tomar medidas urgentes no sentido de punir proprietários de animais que os deixam soltos por ruas da capital.
O parlamentar ressaltou que fez um flagrante, na manhã desta quinta-feira, de um cavalo disputando espaço com veículos no viaduto do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran). “Foram cinco minutos de muita tensão e medo de que o pior acontecesse, pois não tínhamos como prever a reação do animal”, desabafou.
Ivaldo afirmou que a cena fez relembrar a necessidade de se utilizar mecanismos legais para coibir essa prática. “É preciso uma ação efetiva do poder público para que a vida da população não seja colocada em perigo dessa forma”, disse. O vereador pediu a Emsurb que faça valer o que determina a Lei. “Não basta apreender o animal e cobrar uma taxa pelo tempo que ele passar no curral do órgão”, ressaltou.
Para o vereador, apenas com a aplicação rigorosa da Lei, situações semelhantes não voltarão a acontecer. “São, em sua grande maioria, carroceiros irresponsáveis que cometem esse crime doloso, porque quem deixa o animal solto em uma avenida dessa, tem a intenção de matar”, frisou.
Por Bruno Almeida, da Câmara Municipal de Aracaju