A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu significativamente os casos de dengue no município. Na primeira semana de gestão, em janeiro de 2013, o município de Itaporanga apresentava Índice de Infestação Predial (IIP) da Dengue em 4.0, considerado Alto Risco de infestação da doença pelo Ministério da Saúde. Com a estratégia de trabalho, compromisso dos servidores e apoio incondicional da Prefeitura, o índice caiu para 0,3, em setembro deste ano, índice considerado de Baixo Risco pelo Ministério da Saúde.
Essa escala foi sendo decrescente desde o primeiro impacto de trabalho das equipes da Secretaria de Saúde. A meta do município é manter este índice com apoio e participação da população. O índice foi alcançado mediante a criação do Plano Municipal de Contingência para Controle da Dengue em Itaporanga, cujo objetivo é reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes Aegypti no período 2013/2014.
De acordo com a enfermeira Elisônia Lisboa, secretária municipal de Saúde, o trabalho das equipes de agentes de saúde e de endemias e a conscientização da população foram fatores imprescindíveis para a redução do índice.
“O sucesso desse trabalho só foi alcançado graças ao esforço da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em especial dos agentes de saúde e endemias. A Brigada Estadual de Controle e Prevenção da Dengue também nos ajudou bastante para alcançarmos reduzir o índice, mas a nossa população também teve um papel muito importante no combate ao mosquito transmissor. A conscientização da população é muito importante, pois de nada adianta o trabalho dos agentes se a população não fizer sua parte”, enfatiza Elisônia.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), o momento é de comemoração, mas também de manter as equipes vigilantes e a população cada vez mais conscientizada e atenta para os riscos da dengue em Itaporanga D’Ajuda.
“Estamos felizes com essa redução excelente. Quero aproveitar e parabenizar todos os servidores da Secretaria de Saúde, os agentes de saúde e endemias do nosso município pelo esforço que fizeram para conseguirmos reduzir esse índice que era altíssimo quando assumimos a prefeitura. Reconhecer também o papel importante da nossa população em fazer a parte dela. A união de toda a população contra a dengue é uma das formas de erradicar a dengue em nosso município”, diz Gracinha.
Em janeiro o Índice de Infestação Predial era 4.0, considerado de Alto Risco pelo Ministério da Saúde. Após 10 meses de administração, graças ao trabalho e mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, o índice caiu para 2.9 em março; 1.7 em maio; 1.6 em julho, e 0.3 em setembro.
Por Paulo Sousa