A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta quarta-feira 5, a I Conferência Municipal de Educação – CONAE 2014.
Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, o encontro, que aconteceu no Auditório Municipal, teve como objetivo construir e apresentar um conjunto de propostas, como os sete eixos elencados pela Conferência Nacional de Educação (Conae), que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação abrangendo, especialmente, a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.
A secretária municipal de Educação, Maria Doralice Silveira, destacou a importância da Conferência e a participação de professores e sociedade civil no processo de desenvolvimento da educação no município.
“Esse é um momento muito importante para nós educadores e a sociedade civil organizada. É nesta conferência que iniciamos a discussão do novo modelo de educação que queremos para nossos filhos. Com as ideias e sugestões de cada um de vocês construiremos uma educação melhor, quebrando paradigmas, inovando e se adequando as nossas realidades. É uma oportunidade de estudarmos aspectos que se destacam nos debates educacionais em todo o país, e de avaliamos e propormos a educação que queremos para o futuro”, explica Doralice.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que também é professora, fez questão de participar da Conferência e salientar o compromisso de sua administração com a educação.
“Mesmos tendo outro compromisso também importante, fiz questão de participar deste encontro pela sua relevância. É com alegria e com o peso da responsabilidade de pensar a gestão desta cidade, do ponto de vista das políticas públicas direcionadas as mais diversas áreas, em especial à educação, que venho aqui para desejar um encontro bastante proveitoso, e que dele tiremos lições de vida e projetos para uma educação de qualidade em nosso município”, enfatizou a prefeita, destacando os avanços na educação municipal.
“A Educação é uma responsabilidade de todos e é nosso dever, como cidadão, participar dessas discussões. Tenho consciência que precisamos avançar ainda mais, porém, para construirmos a educação que o nosso povo merece não depende apenas do gestor público, mas da participação dos professores, pais, alunos e a sociedade. E posso citar o pagamento do piso nacional do magistério como um compromisso com o professor e com a educação. Enquanto muitos municípios não pagam o piso, nossa gestão se esforça para honrar esse compromisso em respeito ao valor e a importância que tem o professor na construção de uma sociedade melhor”, concluiu.
A Conferência Municipal de Educação contou com a palestra do professor Manoel Alves do Prado Neto, coordenador geral do Conselho Nacional de Educação em Sergipe (Conae/SE). O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, foi o tema abordado pelo conferencista.
O Auditório Municipal ficou pequeno para o grande número de educadores que participaram do encontro. Além de professores e representantes da sociedade civil organizada, prestigiaram o evento a secretária municipal de Planejamento, Urânia Sobral; o conselheiro tutelar, Ivan Luciano; a presidente da Câmara Municipal, Marize da Mata, entre outros.
O encontro também contou com a participação do Coral da Embrapa, que encantou o público com uma apresentação impecável.