A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças, a Gracinha, anunciou para os vereadores e a população estudos técnicos e jurídicos para criação da Guarda Municipal de Itaporanga. O anúncio aconteceu durante sessão especial na Câmara Municipal com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado.
De acordo com a prefeita, a decisão foi tomada a partir de estudos técnicos e jurídicos e como resposta à comunidade diante a violência na região. Embora a segurança pública seja de responsabilidade do Estado e da União, Gracinha tem participado de reuniões com a população de Itaporanga para debater o assunto.
“É importante a gente lembrar que segurança pública passa por questões de cultura, de educação, de emprego, de política social, de sistema prisional e da própria legislação específica. Então deve haver consciência que uma Guarda Municipal cumprirá o papel de fortalecer as policias mantidas pelo Estado e pela União no combate à violência. Por isso, atendendo às reivindicações de nossa população é que estamos iniciando os estudos para criação da nossa Guarda Municipal, que além de ajudar a polícia no combate ao crime, terá um papel indispensável na preservação dos bens públicos de nosso município”, explica a prefeita, que também anunciou a implantação do sistema de monitoramento de câmeras na cidade.
Durante a sessão especial, que aconteceu na noite da quinta-feira (09), o secretário Mendonça Prado reconheceu os esforços da prefeita Gracinha no combate à violência em Itaporanga e a parabenizou pela criação da Guarda Municipal.
“Quero parabenizar a prefeita Gracinha por decidir criar uma Guarda Municipal para Itaporanga. Ela tem sido uma mulher guerreira e incansável na luta por uma segurança mais eficaz em Itaporanga. E essa sua postura mostra o quanto ela se preocupa com a população desta cidade. Eu já perdi as contas das vezes que Gracinha esteve na SSP ou no Comando da PM, juntamente com seus vereadores, para cobrar mais segurança para este município. E atendendo às reivindicações da prefeita e dos seus vereadores já determinamos a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo, também estamos entregando hoje uma base móvel de polícia para Itaporanga. Tenho certeza que essas medidas vão ajudar a melhorar a segurança em Itaporanga”, anunciou o secretário, acrescentando que a Delegacia de Itaporanga será aparelhada para oferecer melhores condições de trabalho.
“Muitas vezes a sociedade cobra muito da delegada, mas não sabe que muitas vezes a delegacia local não oferece todas as condições necessárias para um trabalho mais eficaz. Vamos aparelhar a Delegacia de Itaporanga para que a delegada, juntamente com seus policiais, possa atender todas as reivindicações dos itaporanguenses”, concluiu Mendonça.
O requerimento da sessão especial para debater segurança pública foi de autoria dos vereadores Tonho de Luquinha, Marcelo Anchieta, Gordo Propaganda e Jessé Oliveira.
Todos os vereadores usaram a tribuna, a exemplo da vereadora Débora de Pentcha que elogiou o secretário e a delegada Mariana Amorim pela redução de homicídios na cidade.