Por Luiz Sérgio Teles
O vereador por Aracaju, Isac Silveira (PC do B), cobrou ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), nesta quinta-feira, dia 12, a recomposição da carreira dos guardas municipais e o aumento da jornada de trabalho de 30 horas para 44 horas. Segundo o vereador, a ideia partiu do Sindicato da categoria, sob o argumento de ter perdas salariais no período de férias.
“O sindicato entregou um ofício pedindo que a jornada de trabalho seja acrescida porque todas as vezes que tiram férias perdem quase 50% da remuneração. Existem guardas municipais que por anos não tiram férias. Isso é ilegal e criminoso. A gestão venda os olhos para isso. Não queremos usar do momento da morte do guarda Paulo Sérgio, mas esse fato nos convoca a atuar em favor desta classe”, disse
O parlamentar observou que é a primeira categoria que pede para aumentar a jornada, e pediu ao prefeito que não deixe para resolver o problema no último ano do seu mandato, deixando numa situação indigna os homens e mulheres que fazem a Guarda.
“Eles estão nas ruas para resguardar não só o patrimônio público, mas também a população. Os familiares de Paulo Sérgio estão agora com um salário de mil reais porque todos os benefícios caem com a morte. A família fica desamparada. Não é possível esses himens ficarem numa situação tão indigna. É um momento simbólico da administração pública reconhecer o trabalho da Guarda Municipal”, afirmou.