Em alusão ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) promove a Semana Mundial do Diabetes, com palestras educativas, aferição dos sinais vitais e da glicemia, além de orientações para a prevenção e monitoramento da doença. O evento terá como destaque a ação “Ponto de Cuidado”, nesta quinta-feira, 21, das 7h às 18h, no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior do instituto, que é referência no tratamento da enfermidade.
Celebrado no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de conscientizar a população sobre o reflexo do diabetes na saúde e alertar para a mortalidade que a enfermidade pode causar. O número crescente de pessoas afetadas pelo diabetes torna cada vez mais fundamental a detecção e o diagnóstico precoce da doença.
Diante desta realidade e reafirmando o compromisso com a saúde de seus beneficiários, o Ipesaúde realizará o “Ponto de Cuidado” com o objetivo de ofertar um dia de cuidado aos pacientes diabéticos e não diabéticos usuários do instituto. A ação contará com rastreamento dos sinais vitais, palestras educativas, orientações nutricionais e farmacológicas, avaliação da saúde pé, além da realização do Findrisc (termo em inglês que significa Finnish Diabetes Risk Score), destinado a pacientes não diabéticos para rastrear o risco do desenvolvimento do diabetes, e fundoscopia (exame do olho).
“Esperamos que os nossos beneficiários adiram a nossa ação “Ponto de Cuidado” para que conheçam melhor o impacto do diabetes em sua saúde e se sintam estimulados a exercer o autocuidado em suas vidas. No dia da ação, orientamos que os usuários tragam receitas médicas e exames laboratoriais, de sangue, para facilitar ainda mais o atendimento”, destaca a coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Kelly Bignardi.
Programação
7h às 8h: Palestra “A importância do tratamento medicamentoso para o diabetes”, com a farmacêutica Carolina Souza.
7h às 17h: Exame de avaliação da saúde do pé.
7h às 17h: Realização do Findrisc para pacientes não diabéticos (rastreamento do risco de desenvolver diabetes).
8h às 12h/ 14h às 17h: Exame de Fundoscopia (exame do olho).
8h às 12h/ 14h às 17h: Orientação Nutricional, com Maria Gabriela.
8h às 12h/ 14h às 17h: Orientação farmacológica, com a farmacêutica Carolina Souza.
9h às 10h: Palestra “Mitos e Verdades sobre o Diabetes”, com o nutricionista Adriano Cavalcante.
13h às 14h: Palestra “Como tratar a hipoglicemia?”, com a farmacêutica Carolina Souza.