Diagnóstico é de Robson Viana, ecoando pessoas nas ruas. “Ou Jackson abre o olho ou vai sair como o pior governador de Sergipe”
Por Joedson Telles
Depois de o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) fazer o alerta ao governador Jackson Barreto (PMDB), aqui no Universo, sobre a necessidade de promover uma reforma administrativa no seu governo para dar respostas positivas à população, outro aliado, o também deputado Robson Viana (PMDB), vai na mesma linha de pensamento e, de forma mais direta, sentencia: “ou Jackson abre o olho ou vai sair como o pior governador de Sergipe”. Lembrando ser amigo do governador e fiel ao projeto, há 27 anos, Robson Viana observa que Jackson já provou ter competência para superar momentos difíceis, e acredita que não será diferente agora. Entretanto, enfatiza que os que gostam do governador não podem se furtar a tecer críticas construtivas, já que a insatisfação com o Governo do Estado – com alguns secretários, inclusive -, reside não apenas em alguns deputados da base aliada como, sobretudo, na população sergipana. Segundo Robson Viana é preciso “uma chacoalhada” na gestão.
“Várias pessoas já chegaram para mim, pela ligação que tenho com o governador, dizendo: ‘diga ao governador que tenha juízo’. As pessoas dão o recado. Falam porque sabem que chega ao governador. Estou ouvindo isso na Assembleia. Tem muita gente reclamando do governo. Ele (Jackson) vai ter dificuldade na Assembleia. Algumas pessoas (deputados) estão segurando pelo momento que passa a Assembleia. Tem gente que diz que não vota mais em Luciano (Bispo, presidente da Casa e amigo de Jackson). Com raiva de Luciano… Hoje estão preservando o governador, mas deixe ele voltar da recuperação. Tem deputados, e são vários, reclamando do governo do Estado. Do atendimento de algumas secretarias. Tem deputado que diz: ‘nem o governador me pedindo eu voto em Luciano’. Tem gente que diz também: ‘não voto mais em Jackson Barreto’. Tudo isso o nosso papel é ouvir e orientar o governador”, explicou Robson Viana ao jornalista Marcos Couto, na Mix FM, durante a entrevista com a participação também do radialista Gilmar Carvalho.
Segundo Robson Viana, assim que reassumir o Governo do Estado, Jackson Barreto precisa, como disse Zezinho Guimarães, fazer uma reforma no seu secretariado. “Tem que mexer. Dar um choque de gestão. Fazer uma avaliação do seu governo. Você quando é amigo não pode ser só para bater no ombro. Eu faço parte deste projeto. Meu papel é orientar o amigo. Se as pessoas que chegam para o governador ficam com medo, receio… é Jackson pra cá e JB pra lá e não dizem a realidade, isso acontece muito com auxiliar, pensa que a pasta está uma maravilha, mas não é isso que o povo diz. É preciso mexer. Claro que a situação do país está difícil. Mas é preciso, mesmo na crise, usar a criatividade. E neste sentido que falo a questão de Zezinho Sobral (focar a saúde e não política). Mas as pessoas não entenderam…”, disse.
Robson Viana finalizou seu juízo evidenciando que as pessoas dizem nas ruas que o governador não está preocupado com o seu governo, já que secretários estão pensando em candidaturas. “Então, as pessoas que são amigas do governador, inclusive Luciano Bispo, orientem o governador. Fale a verdade diga o que está acontecendo. Para que o governador, como comandante do barco, comece a avaliar melhor. Jackson tem poder de recuperação. Vai recuperar. Agora, se ficar ‘é porque Fulano é meu amigo’ não chega a lugar nenhum. E preciso uma chacoalhada. No governo e no partido. Têm muitos companheiros abandonados… Se falar a verdade não está ajudando não? A gente tem que mentir? Inventar? Acabe essa história de aliado ser subserviente. Calado, mãozinha no obro, não pode falar para não magoar… Não. Temos que falar a verdade, ele goste ou não. É assim a minha amizade com o governador há 27 anos”, observou.
Zezinho afirma que o governo Jackson precisa de uma reforma no secretariado para “a máquina andar”