Por Joedson Telles
Leio no Faxaju que o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, estaria indignado com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho, que, por problemas com a Justiça, poderia deixar a disputa e, neste caso, apoiaria, não uma reeleição de Adailton, mas o seu filho e deputado, Ícaro de Valmir, para disputar a eleição municipal em seu lugar.
Evidentemente, a informação precisa ser confirmada pelo próprio Valmir. Mas seria ingenuidade descartá-la de pronto.
Não seria surpresa, aliás, Valmir não levar em conta que tem um aliado sentado na cadeira de prefeito com direito a reeleição. A própria candidatura dele atropelou este fato – e espelha um Valmir que pensa mais no individual do que no grupo. O olhar está no umbigo. Colocar o filho, portanto, em se confirmando a informação, seria a cereja do bolo.
Por sua vez, o prefeito Adailton teria dito que aceitou abrir mão de tentar a reeleição para apoiar Valmir, mas não faria o mesmo por outro nome.
Resta saber qual será o comportamento de Adailton se, de fato, o filho, e não Valmir, for candidato. Adailton é prefeito e um rompimento, em plena campanha, teria suas consequências. Indignado, Adailton racharia com Valmir? O prefeito teria a coragem de chutar o pau com barraca e tudo?