O vereador e professor Iran Barbosa (PT) apresentou e teve aprovadas, na Câmara Municipal, seis indicações que solicitam do Poder Executivo a construção de quatro bibliotecas públicas na Capital e a recuperação de outras duas. O petista indicou as construções, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) e da Secretaria Especial da Cultura (SEC), de bibliotecas no Conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado; no Bugio; no Santos Dumont e no Conjunto Costa Nova, na Zona de Expansão de Aracaju.
“Entendo que, com essas providências tomadas e com a construção dessas bibliotecas, estaremos contribuindo, efetivamente, para oportunizar mais acesso à população dessas localidades a um espaço de cultura e de saber. Estaremos levando cidadania a essas comunidades e ajudando a diminuir o abismo cultural que ainda existe em nosso país, onde poucos têm acesso aos equipamentos culturais e de lazer”, explicou o vereador.
Iran Barbosa também indicou as reformas das bibliotecas públicas municipais Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos, e Ivone de Menezes Vieira, no Conjunto Augusto Franco, na Farolândia.
“São bibliotecas públicas importantes, as únicas do município nessas regiões, e que servem à população dessas localidades e de toda a vizinhança. Ambas estão precisando de uma maior atenção por parte do Poder Público Municipal, no sentido de recuperar as suas estruturas interna e externa, a fim de melhor servir a quem as procura. Foi neste sentido que fizemos as indicações, esperando que sejam logo atendidas pelo Poder Executivo. Quem ganha é a comunidade”, disse o petista.
Emendas federais
Quando atuou como deputado federal, entre 2007 e 2011, o vereador Iran Barbosa sempre colocou a cultura como uma das linhas de ação prioritárias do seu mandato, em especial, com relação a bibliotecas. Iran apresentou emendas aos orçamentos da União voltadas para reforma, construção e ampliação de bibliotecas públicas no Estado; algumas, inclusive, recentemente inauguradas, como as bibliotecas de Santo Amaro das Brotas e Arauá.
Para a Biblioteca Pública Epifânio Dória, Iran Barbosa indicou emenda de R$ 100 mil para a modernização do seu acervo.
Por George W. Silva