Por Joedson Telles
Não caiu do céu para a oposição a primeira pesquisa Ibope do ano de 2014 sobre a preferência do eleitor no tocante à sucessão presidencial. Na verdade, que sucessão? Os números apontam uma continuidade: a presidente Dilma Rousseff (PT) carimba. A petista obteve 43% das intenções de voto. Aliás, índice idêntico ao da pesquisa realizada em novembro do ano passado.
Os números do Ibope mostram ainda que o pré-candidato do PSDB, o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, subiu de 14% para 15%, enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), continua estacionado nos 7 pontos percentuais. Ainda pela pesquisa, caso a eleição seja levada ao segundo turno, a petista mantém a dianteira com 47% dos votos – seja qual for o adversário. O tucano teria 20%, enquanto que o candidato socialista bateria os 16%.
Não sei se serve de consolo para os adversários de Dilma, mas 56% dos entrevistados mostram desinteresse pelas eleições, neste momento. Também conhecem bem mais a petista que os dois opositores. Trocando em miúdos: Aécio e Eduardo têm como esperança o marketing pessoal a ser trabalhado até o momento de o eleitor ir às urnas decidir. Botar a cara na TV nunca foi tão imprescindível para adversários da petista.