O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) reapresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado e a Sergás uma análise para interiorizar o gás natural. “Nós conhecemos um sistema que é conhecido como ‘gasoduto virtual’, que é uma tecnologia barata se comparado ao gasoduto convencional e que resolve o problema. São centrais de abastecimento, que comprimem o gás extraído do gás convencional e ser distribuído em carretas apropriadas levando o gás natural aos municípios”, explicou.
O deputado salientou que o gasoduto que liga Aracaju à Itabaiana custa R$ 30 milhões, e esse gasoduto virtual, para atender todo o estado é um investimento de no máximo R$ 5 milhões. “Se comparando ao gasoduto convencional é um valor muito grande de diferença. A gente sabe também que a chegada do gás natural no interior, a atração de indústrias, postos de combustíveis que podem comercializar o gás para combustível veicular”, disse.
Segundo Gustinho Ribeiro, além disso, existe a questão social, que gera empregos, desenvolve a região e a questão econômica, porque a gente vai fortalecer o interior do estado do ponto de vista industrial, já que é uma política, desde o governo Déda, e agora com o governo Jackson, de equilibrar a presença industrial, que antes dos dois governos era concentrado mais na grande Aracaju. Já temos presença de indústrias no interior, mas isso precisa ser intensificado”, disse.
Enviado pela assessoria