Por Joedson Telles
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) foi pego de surpresa com a notícia que ele havia ajudado a aprovar um requerimento contra o Governo do Estado – de quem é aliado e já foi, inclusive, líder na Assembleia Legislativa. O parlamentar explicou que, durante a sessão de desta terça-feira 15, estava chegando ao Plenário quando a votação de um requerimento de autoria do deputado Gilmar Carvalho (SDD) para que a secretária de Estado Saúde, Joélia Santos, apresente uma cópia da folha de pagamento não apenas da própria SES, mas também da Fundação Hospitalar de Saúde. Pelo documento, todos os nomes – concursados e comissionados – devem ser informados aos deputados.
“Isso não procede. Jamais faria algo contra o governo. Na verdade, eu estava fora do plenário como acontece com todos os deputados às vezes. Quando retornei, o líder já havia encaminhado e a votação estava acontecendo. Aí eu me atrapalhei e disse sim, mas, de imediato, solicitei à presidente da Casa (Angélica Guimarães) para retificar meu voto e, de pronto, votei não. Tanto que o placar final ficou 9 x 9 e Angélica desempatou, votando contra o governo. Mas meu voto foi contrário. Todos os deputados presentes estão de prova”, disse o deputado Gustinho Ribeiro.
Segundo Gustinho, não há necessidade de a secretária Joélia Santos comparecer à Assembleia para mostrar os nomes dos servidores por ser uma informação simples e corriqueira. “O deputado (Francisco) Gualberto assumiu o compromisso de passar todas as informações ao deputado Gilmar. Se a oposição deseja trazer a secretária de Saúde para transformar isso em palanque político, fica a critério da oposição e ela virá responder todas as perguntas. Eu avalio que queiram transformar uma simples informação em palanque político. A secretária vir aqui é totalmente natural. Ela daria essas informações sem precisar ser convocada”, disse Gustinho.