Eles também destacam reconhecimento da gestão municipal à categoria
Os 104 guardiões e guardiãs da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recém-promovidos do cargo de guarda municipal de 1ª Classe para o de supervisor celebraram a progressão e destacaram o reconhecimento da Prefeitura de Aracaju aos servidores da categoria.
Essa promoção, a segunda realizada pela gestão municipal nos últimos dez meses, tornou-se possível graças à reestruturação do Plano de Carreira da categoria, realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em junho de 2023.
Para serem promovidos a supervisores, os guardiões e guardiãs de 1ª classe tiveram de participar de um curso de habilitação ao quadro de supervisores da GMA. A capacitação atendeu as orientações da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, de normativa da Polícia Federal e do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Aracaju. A formação abordou temas como documentos operacionais; ética, cidadania e direitos humanos; legislação aplicada à segurança pública; legislação da GMA; liderança e gestão de pessoas; mediação de conflitos; condicionamento físico; atividades extracurriculares; e avaliação objetiva.
Erivaldo Sales, servidor na GMA há 11 anos, disse não ter palavras para expressar a felicidade pela progressão na carreira. “É algo indescritível. Onze anos atrás eu estava entrando na corporação sem nenhuma perspectiva de crescimento e muitos desafios em relação ao trabalho, porque eu não conhecia nada de segurança pública. Hoje estou capacitado e sendo promovido a supervisor. Tudo isso é muito significativo para mim e para minha família, porque estou sendo visto e valorizado. O plano de carreira aprovado ano passado nos fez conquistar coisas novas. Tenho grandes amigos na corporação e estamos felizes. Isso nos motiva a trabalhar e mostrar um bom serviço”, diz emocionado.
Para o guardião Lucas Santana Silva, 34 anos, “é uma satisfação estar celebrando essa promoção”. “Só em poder progredir na carreira, sempre almejando melhorar, tanto o salário quanto a qualificação profissional, é muito importante. Este é um momento de bastante reconhecimento, estávamos um pouco travados com o plano anterior, mas agora conseguimos ter êxito na nossa profissão. As responsabilidades aumentaram, porque agora somos supervisores e teremos novas demandas, mas o compromisso também aumentou”, afirmou.
O guardião Aldemir Alves Barros destaca o reconhecimento e a valorização por parte da gestão municipal. “O fato da promoção vir acompanhada de um aumento salarial, mostra que estamos sendo valorizados e conseguimos vislumbrar um futuro dentro da Guarda. Enxergamos com muito bons olhos, sempre é bem-vinda a gratificação remuneratória. Passamos a exercer cargos de chefia, liderando grupos de guardiões e fazendo patrulhamento na cidade na condição de líder”, detalha.
A guardiã Joedna Cristina de Souza, 42 anos, disse que para além do reconhecimento financeiro, a valorização profissional é o que mais chama a atenção. “Com o curso de formação para supervisores, nós fomos ensinados a liderar, a gerir pessoas e ter uma noção maior do serviço. Agora, consigo me ver crescendo na área, estou muito grata por esse momento e desejo estar em mais momentos como esse”, declarou.