Neste sábado, dia 11, o governo do Estado realizou mais uma edição do programa “Minha Comunidade Segura”. Desta vez, a ação aconteceu no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, localizada no Eduardo Gomes, em São Cristóvão, das 8 horas às 15 horas com atividades esportivas e palestras e exames relacionados à saúde. Idealizado pelas secretarias de Estado da Casa Civil e de Segurança Pública, o Programa visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares em bairros que apresentam dados estatísticos de vulnerabilidade social.
O programa ‘Minha Comunidade Segura’ funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. A expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.
A ação integra Plano Estadual de Segurança Pública e busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Com a execução do Programa, a expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente. Após o trabalho inicial de cidadania, as escolas participantes passarão a receber quinzenalmente ações do Programa por parte das secretarias e órgãos e parceiros envolvidos.
Nesta edição, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão participa por meio das unidades básicas de saúde do município e do CRAS da região.
Programação
A programação do Evento contou com palestras para orientar a comunidade quanto à cultura da paz; a prevenção e redução do uso de drogas e ao combate a violência entre estudantes. As conversas foram coordenadas por equipes da Polícia Civil (Programa Acorde e DAGV), Polícia Militar (Proerd), das secretarias de Saúde, Educação, Inclusão e Esporte e Lazer.
Na ocasião, estiveram disponíveis os serviços de emissão de carteiras de Identidade, de trabalho e identidade jovem e serão realizadas inscrições no Cadastro Único do Bolsa Família. Serão disponibilizados, ainda, serviços de atendimento de saúde, como aferição de pressão, serviços de atendimento à mulher e de prevenção e saúde bucal, teste glicêmico, teste DST e aferição de IMC, Índice de Massa Corporal.