O ‘Sergipe é aqui’, ação itinerante do Governo do Estado, terá a sua 35ª edição realizada, nesta quarta-feira, dia 30, no município de Pedrinhas, no Sul sergipano. Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), estarão exames de ultrassom, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C, coleta de amostras para exames PSA, além de orientações sobre doação de medula óssea.
A Carreta da Mulher realizará exames de ultrassom e de citologia, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero; enquanto a Carreta do Homem oferecerá exames de ultrassom e consultas com clínico geral. Já na unidade móvel ‘Fique Sabendo’ serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C.
Sorrir Sergipe
Além disso, o município também receberá avaliação odontológica por meio do programa ‘Sorrir Sergipe’, voltado à detecção precoce de câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Caso os pacientes apresentem lesões suspeitas, serão encaminhados pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo direcionados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Lacen e Hemose
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), disponibilizará aos moradores locais a coleta de amostras para exames PSA, para o diagnóstico do câncer de próstata, antes mesmo que os pacientes tenham sintomas. Também serão coletadas amostras para a realização dos testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), durante o 1º e o último trimestre da gravidez.
Já o Hemose possibilitará a coleta de amostras com 5ml de sangue para cadastro de doador de medula óssea, bem como dará orientações sobre a importância da doação de sangue.
CER IV
As equipes do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) estarão presentes com a distribuição da cartilha do usuário, bem como orientações sobre o acesso ao serviço do local. Ele atende quatro modalidades de reabilitação: intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), visual, auditiva e física.
Enviado pelo Governo do Estado de Sergipe/Foto: Flávia Pacheco