O Governo do Estado reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 11, com os prefeitos dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro com o objetivo de oficializar o comunicado a respeito do racionamento de água, pedir a colaboração dos administradores com relação ao problema do abastecimento, e destacar que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está à disposição.
De acordo com o vice-governador, Belivaldo Chagas, é necessário somar esforços para que o sofrimento da população seja diminuído. “Todas as providências estão sendo tomadas. Viemos pedir apoio desses prefeitos no que diz respeito ao abastecimento de água das escolas e postos de saúde”, relatou, acrescentando que todos os municípios da Grande Aracaju se colocaram à disposição neste momento de racionamento.
O diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, ressaltou que a preocupação com a saúde e a educação foram as principais pautas da reunião, e que toda a estrutura da companhia está voltada para ajudar no que for necessário. “A saúde é prioridade e a Deso tem carros pipa para levar água onde estiver faltando. Resolvida essa situação, vamos estudar a questão da educação. Vamos nos reunir com o governador e o secretário de educação para avaliar a necessidade de suspender ou não as aulas a partir desta terça, 12”, afirmou.
Durante a reunião, a prefeitura de Aracaju se prontificou a abastecer seus postos de saúde. As demais prefeituras irão avaliar a situação. Segundo Carlos Melo, se as administrações municipais acharem necessário, carros pipa serão disponibilizados para promover o abastecimento.
Prefeitos
Os prefeitos dos quatro municípios da Grande Aracaju ficaram satisfeitos com a reunião e destacaram a agilidade da Deso em viabilizar soluções para o problema. Para o chefe do executivo de Socorro, Fábio Henrique, a convocação da companhia para uma reunião foi um gesto de gentileza. “Saio dessa reunião já sabendo mais ou menos qual é o retrato do município. Acredito que nesse momento de dificuldade os órgãos públicos estão mostrando muita maturidade”, comentou.
O prefeito de Aracaju, João Alves, relatou que a reunião proporcionou que os municípios soubessem de forma detalhada o que está acontecendo, e que se solidariza não só com a população, como com a Deso. “Posso dar o testemunho que está sendo feito o possível e com eficiência. O planejamento está correto e nós devemos colaborar. Vamos estar somados com a companhia nesse trabalho emergencial”, complementou.
Rivanda Batalha, de São Cristóvão, conta que, após esta reunião será realizada uma discussão com os secretários de saúde e educação do município para analisar quais os reservatórios escolares que necessitam de abastecimento.
Já Airton Martins, prefeito da Barra dos Coqueiros, comenta que, devido ao trabalho que já vem sendo realizado pela Deso, a situação da falta de água deve ser normalizada rapidamente. Ele também fez um apelo à população para que economize água.