Nesta quinta-feira, dia 14, equipes do Governo do Estado reuniram-se, mais uma vez, para conduzir o planejamento do Verão Sergipe, que acontecerá nos meses de janeiro, fevereiro e março, nos municípios de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância.
De acordo com o secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Nascimento, o foco do encontro foi a articulação das diferentes funções dos órgãos envolvidos para formatar decisões coletivas e ordenadas. “Como sinalizei na primeira reunião, cada grupo de trabalho aqui vai fazer a apresentação da sua demanda, do seu planejamento e também promover a integração de todos que irão fazer o Verão Sergipe”, afirmou.
No quesito ‘planejamento integrado’, o tenente-coronel Melo ficou responsável pela deliberação e criação de planos de ação de cada órgão que participará do Verão Sergipe. Segundo o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), cada município terá um plano de atuação adequado à realidade local. Além disso, a SSP ficará responsável pelo controle de chegada e saída das pessoas no local da festa, que terá uma média de 300 policiais por município sede. “Na programação, teremos artistas nacionais, o que atrai um grande público e exige ainda maior preparação dos órgãos de segurança e saúde”.
Com relação a logística e infraestrutura, o diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gustavo Paixão, solicitou a integração de todos os órgãos e prefeituras envolvidas para que haja agilidade nas ações. “Nós iremos receber a demanda estrutural de todo mundo”, disse. O grupo responsável pela estrutura do Verão Sergipe, também, destacou o processo de planejamento e adaptação dos lugares para a realização da festa.
Esportes
Representando a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Leandro Corrêa, apresentou durante a reunião, todo planejamento da pasta para a realização das atividades esportivas nos dias de Verão Sergipe. “As atividades físicas estarão concentradas nos dias de domingo na parte da manhã”, informou.
Observatório de Sergipe
O Observatório de Sergipe ficará responsável, assim como aconteceu nos festejos juninos, por conduzir uma pesquisa voltada a investigar as atividades turísticas no interior sergipano durante o verão. O Observatório faz parte da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc).
“A gente identifica como a população avaliou a estrutura, programação do evento e também, a avaliação dos turistas e a percepção do comércio e serviços. A diferença é que, como é no interior e são destinos turísticos que ainda estão em consolidação, a nossa proposta é que o formulário de turista, de maneira simplificada, já seja feito com os frequentadores do evento”, afirmou o coordenador do Observatório, Ciro Brasil.
Próxima reunião
Na próxima terça-feira, 19, haverá uma reunião na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) com os líderes dos grupos de trabalho para detalhar outras questões da organização do evento.