Nesta terça-feira, dia 15, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, dará continuidade à distribuição de sementes selecionadas de milho a produtores da Agricultura Familiar. As sementes se destinam ao plantio da safra 2018 e serão entregues nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.
Serão distribuídas em todo o estado 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula.
O valor investido na compra das 247 toneladas de milho convencional foi de R$ 1.383.200,00, recursos estaduais do FUNCEP – Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza, da Seidh. As 90 toneladas de sementes de milho da variedade crioula, que serão distribuídas oportunamente e consistem em um investimento de R$ 900.000,00.
Em Glória, serão distribuídas 18 toneladas de sementes de milho convencional para 1.800 famílias. As sementes crioulas, agroecológicas, logo começarão a ser distribuídas. Em Monte Alegre de Sergipe, serão distribuídas, em princípio, 15 toneladas, beneficiando 1.500 famílias. Na cidade de Poço Redondo, serão distribuídas, 26 toneladas, beneficiando 2.600 famílias. E em Canindé de São Francisco, serão distribuídas 12 toneladas, beneficiando 1.200 famílias de agricultores.
Queijarias
Também nesta terça, será entregue a resolução do licenciamento Simplificado das queijarias do Alto Sertão, aprovada no último dia 20 pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema). A licença simplificada abrange apenas as queijarias que processam até 2.000 litros de leite/dia, com até 250 metros quadrados e que tenham o soro aproveitado para a alimentação animal ou em produtos derivados. Com a simplificação da licença, os queijeiros poderão fazer apenas uma única solicitação à Adema, ao invés de três como era anteriormente, reduzindo os custos com licenciamento.
Com a simplificação do Licenciamento Ambiental, as ações subsequentes estarão voltadas para regularização sanitária, que se dará através do registro nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM) estabelecidos em leis, cujas inspeções periódicas, análises laboratoriais e exigências de boas práticas de produção garantem a segurança do alimento para o consumidor e evitam as fraudes na fabricação.
Autorização de uso de terra
Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, o governo do Estado realizará, nesta terça, a entrega de 80 autorizações de uso de terra para agricultores familiares da Colônia Agrícola Herbert de Souza.
Com a entrega da autorização de uso, o governo do Estado garante às famílias o acesso ao crédito rural e a outros benefícios do governo Federal. Ainda na Colônia Herbert de Souza, 160 outras famílias estão em processo de homologação de suas terras para a certificação de sua situação e concessão de autorizações.
Enviado pela assessoria