A busca da redução da pobreza nos municípios mais carentes, aliada ao estímulo a atividades produtivas, equilíbrio financeiro e incentivo a novos empreendimentos que promovam a geração de emprego e renda para os sergipanos. Estes estão entre os aspectos que foram elencados pelo governador Jackson Barreto como prioridades para a administração estadual em 2014. A afirmação foi feita durante uma entrevista concedida ao noticioso Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 16.
Respondendo aos questionamentos formulados pelo jornalista e apresentador Lynderwan Santos, o governador destacou que uma das principais prioridades da administração para 2014 será a busca do equilíbrio social. “Nosso maior desafio é governar o Estado mantendo o equilíbrio social. Nós vamos buscar promover a redução da pobreza nos municípios mais carentes de diversas regiões do estado, a exemplo do baixo São Francisco, onde há uma concentração de pobreza, e onde lançamos o projeto Dom Távora cujo objetivo é estimular o desenvolvimento de pequenos arranjos produtivos que estimulem atividades econômicas. Da mesma forma nos municípios mais carentes do Sertão, onde já desenvolvemos um programa de estímulo à recomposição dos rebanhos perdidos devido à última estiagem, e onde também já realizamos um programa de distribuição de palma forrageira para alimentação animal”, destacou o governador.
“Nos também nos preocupamos e já estamos trabalhando para buscar reduzir a pobreza na região Sul, onde temos municípios desenvolvidos, mas também encontramos situações preocupantes de carência, a exemplo de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy. Lá buscaremos desenvolver iniciativas que envolvam o fortalecimento da atividade turística com geração de receita, também buscando envolver as comunidades neste aspecto de desenvolvimento”, apontou o chefe do Executivo.
Habitação
O governador também falou de iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado para enfrentar o déficit habitacional em comunidades carentes da região da Grande Aracaju, a exemplo do programa de desfavelamento na região do rio do Sal, envolvendo a realocação de 600 famílias que habitam abaixo da ponte nas imediações do conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro. “Essas são políticas sociais que visam, no dia a dia, melhora a qualidade de vida das camadas mais carentes da população”, contextualizou.
Redução de Gastos
Jackson Barreto mencionou ainda as medidas de redução de gastos a serem adotados na esfera da administração estadual, buscando otimizar a utilização dos recursos em áreas prioritárias. “Nós também somos vítimas do desaquecimento da economia nacional, sobretudo, a partir das isenções que o Governo Federal tem oferecido. Isso tem afetado o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e nos tira recursos que poderiam ser utilizados para beneficiar os servidores estaduais e os investimentos na Saúde”, avaliou o governador.
O governador também ilustrou citando os investimentos necessários para cobrir o déficit da previdência estadual que, somente em 2013, consumiram recursos da ordem de R$ 600 milhões do tesouro estadual. “E a estimativa para 2014 é que estes valores sejam ainda maiores. É nesse cenário que temos de dimensionar criteriosamente a utilização de recursos”, explicou.
Jackson Barreto também falou do acordo firmado com os servidores do Magistério Estadual, cujo reajuste retroativo será pago em duas parcelas referentes ao exercício anterior ao mês de setembro, além do pagamento do 13º. “Isto representará uma injeção de recursos muito forte na economia do estado. Temos feito um esforço muito grande, ao lado de toda a equipe de governo, para administrar nesta situação nos últimos seis meses, e ainda com a situação que passamos pelo agravamento da situação de saúde do nosso saudoso governador Marcelo Déda”, destacou o governador.
Perspectivas par a 2014
Jackson Barreto apresentou ainda as perspectivas positivas de diversas iniciativas em 2014. Entre elas, a consolidação dos investimentos do projeto Carnalita, da ampliação da produção de petróleo e da implantação de empreendimentos como a Amsia Motors, dentre outras iniciativas.
“Temos boas perspectivas de investimentos que chegam ao nosso estado. Acho que nesses próximos cinco anos, nós teremos entre a Vale a Petrobras e empresas privadas como a Amsia Motors investimentos que superam os R$ 10 bilhões, o que será a garantia de geração de emprego para a nossa juventude e o nosso povo”, observou Jackson Barreto, ao despedir-se e desejar o bom Natal a todos os telespectadores.