A deputada estadual Goretti Reis (PMDB), participou, na manhã dessa quinta-feira, dia 25, de uma reunião com o secretário da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), João Batista, e representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Associação de Avicultores do Estado para solicitar apoio no combate a entrada clandestina do frango no estado de Sergipe.
Segundo a deputada, o Estado está sendo prejudicado economicamente por causa da sonegação de impostos fiscais, na questão sanitária. Isso porque o produto não tem certificado e coloca em risco a saúde da população e ainda na produção agrícola por penalizar o avicultor. “Quem gera emprego perde, a economia do Estado perde e é preciso combater a ilegalidade”, afirmou Goretti.
Durante o debate, o vice-presidente da Associação de Avicultores de Sergipe Ricardo Resende falou que a concorrência desleal, tem levado empresários a demitir, principalmente, porque não conseguem competir com os preços que são oferecidos pelos distribuidores clandestinos. “Os avicultores tiveram uma queda de 40% na produção e comercialização. Eles não tem conseguido driblar a crise gerada por causa desses atravessadores”,explicou.
A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, também participou do encontro e afirmou que a parceria entre a Emdagro e SSP, no sentido de proteger o plantel agrícola, vai evitar prejuízos ao Estado na parte econômica e sanitária. “A ideia é trabalharmos em conjunto, principalmente, nos municípios que fazem fronteiras com a Bahia e Alagoas. Os frangos de outros estados não estão sendo devidamente taxados, são vendidos mais baratos e os produtores sergipanos, que precisam elevar um pouco mais o preço devido aos impostos de produção não estão conseguindo manter a produção”, ressaltou.
O secretário João Batista se mostrou preocupado e afirmou que a SSP vai ajudar no combate a entrada clandestina de frangos no Estado. “Intensificaremos a atuação da Polícia Militar, principalmente nos municípios que fazem fronteira com Sergipe, por meio de abordagens a caminhões e outros veículos, no sentido de coibir essa entrada ilegal”, garantiu.
Para Goretti Reis, a reunião surtiu o efeito esperado e o apoio da Secretaria de Segurança, através do CIOSP, com a Emdagro para a apreensão dessas cargas que entram de forma Ilegal em Sergipe, é fundamental. “Recebi o convite dos órgãos responsáveis e me somei a causa por entender que o frango sem certificado sanitário coloca em risco a saúde da população”, concluiu.
Enviado pela assessoria