O deputado estadual Gilmar Carvalho (sem partido) lamentou, nesta segunda-feira, dia 19, as prisões de quatro policiais militares acusados de agredir dois jovens durante uma abordagem no bairro Santa Maria. “A pessoa contra quem foi feita a abordagem levou ao conhecimento da Ouvidoria, que, na mesma tarde, determinou a prisão dos quatro policiais, sem que o ouvidor tenha sido o condutor daquela operação. Ele, o ouvidor, inclusive já foi preso, sentenciado, julgado, mas o atual comandante da Polícia Militar o colocou na posição de ouvidor da Polícia”, disse.
O deputado ressaltou a importância da Justiça no caso, já que na audiência de custódia determinou a soltura imediata dos quatro militares por encontrar ilegalidade da prisão. “Os quatro já determinaram, através da sua defesa, que querem a investigação. A grande preocupação é que tipo de abordagem os policiais vão fazer a partir de agora, sabendo que na linha de auditores da Polícia Militar há um ouvidor destrambelhado. Essa medida que foi adotada pelo ouvidor fragiliza a segurança pública e levam os policiais militares a temer que sejam presos”, observou.
Gilmar também destacou a honradez do comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Marcone Cabral, mas alerta que algumas medidas em sua gestão devem ser revistas. “Passaram por eles grandes avanços para Polícia Militar, mas ele precisa rever a formação da sua equipe. Não se admite que a Polícia Militar tenha entre os assessores do comando alguém que foi sentenciado e não tem o menor preparo para continuar no cargo”, disse.
Por Luiz Sérgio Teles