O deputado estadual Gilmar Carvalho (SDD) fez pronunciamento na sessão desta segunda-feira, dia 2, para pedir que o governo do Estado possa reduzir o percentual da taxa de esgoto cobrado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) no bairro São Conrado, de 80% para 40%. Segundo o parlamentar, quem conhece aquela comunidade sabe que a maioria dos moradores não tem condições de pagar essa quantia pelo tratamento de esgoto.
Gilmar Carvalho informou que esteve no bairro, formado em sua maioria por pessoas pobres, e na semana passada os moradores receberam a primeira fatura da Deso já com a cobrança da taxa de esgoto em 80% do valor. “Isso é um absurdo. E quem anda por Aracaju e conhece o São Conrado sabe que, a olhos vistos, quase que todos os moradores não têm condições de pagar essa taxa nesse valor”, afirmou.
O deputado disse que no momento não está se falando sobre o projeto de lei de sua autoria apresentado na Assembleia, nem mesmo o projeto de iniciativa popular para a redução do percentual cobrado pelo tratamento de esgoto. Gilmar Carvalho informou que hoje esteve com um grupo de moradores no Ministério Público estadual, onde foram pedir a intervenção da promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Euza Missano.
Uma audiência foi marcada para tratar desse assunto. “Mas aqui eu apelo ao governo do Estado para que ele não precise essa intervenção do Ministério Público e o governo reduza a tarifa para a tarifa social de 40%, porque quem anda em Aracaju sabe e conhece o São Conrado sabe que 80% é uma taxa excessiva para todos pagarem”, declarou Gilmar Carvalho.
Edjane Oliveira, da Agência Alese