Por Luiz Sérgio Teles
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ressaltou, nesta terça-feira, dia 15, Dia do Professor, que houve avanços que beneficiariam a categoria no decorrer dos anos, como a implantação do plano de carreira e do piso salarial. Porém, segundo o deputado, há um movimento praticado pelas autoridades gestoras que descaracterizam as conquistas obtidas.
“Isso é muito ruim porque sinalizada para os educadores e para a sociedade que a nossa profissão não é importante. Mas sabemos do empenho e importância dos educadores. A luta é que faz com que consigamos avançar nos nossos direitos”, afirmou.
Iran observou que, há pouco tempo, no Brasil, os recursos destinados à educação não eram vinculados e, somente na Constituição de 1988, houve essa garantia por meio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Mas, mesmo assim, estamos na iminência de perder essa conquista”, lamentou.
Maria Mendonça
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) também enalteceu os educadores, destacando a importância da profissão na sociedade. “O professor e a professora são os responsáveis por formar todas as profissões. Se não existissem, nada aconteceria. É através do professor que as profissões se formam e abraçam as causas da sociedade. Merecem respeito, um espaço digno para trabalhar, como também salários dignos”, frisou.
Adailton Martins
O deputado estadual Adailton Martins (PSD) lamentou que hoje é difícil ver demonstrações de respeito e carinho aos educadores, como, por exemplo, as notícias recorrentes de agressões por parte de alguns alunos. O deputado também anunciou que o Governo do Estado está licitando R$ 33 milhões em reformas para unidades de ensino estaduais. “Fora isso ainda tem R$ 53 milhões de emendas parlamentares para reformas de escolas. Fizemos a solicitação e o governo nos atendeu. Essa medida trará melhorias nos espaços de ensino”, disse.