O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) solicitou que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) faça uma fiscalização no setor de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A fala aconteceu durante a sessão plenária desta quarta-feira (13) e foi motivada por uma denúncia de falta de médicos para atender a população.
O problema foi denunciado inicialmente pela vereadora Sheyla Galba (União), que usou as redes sociais para expor essa situação. Georgeo exibiu no plenário o vídeo feito pela parlamentar onde ela, ao lado de pacientes que buscam o tratamento oncológico, revelou que houve uma redução na quantidade de profissionais atuando no Huse. Georgeo alertou para a gravidade dessa situação.
“Antes, eram seis, mas agora são apenas três médicos. Sendo que, neste momento, segundo a denúncia feita por Sheyla Galba, há uma médica de férias, uma em licença por motivos de saúde e somente uma para a realização dos atendimentos. Isso tem provocado uma demora excessiva para que esses pacientes consigam agendar uma simples consulta”, explicou Georgeo.
Por esta razão, o deputado pediu que a Comissão de Saúde da Casa possa verificar de perto o que está ocorrendo e buscar soluções. “Temos que cumprir esse nosso papel e fiscalizar a Oncologia, além de ouvir a direção do hospital e até mesmo a Secretaria de Estado da Saúde. É muito importante, pois as pessoas podem estar perdendo a vida por conta desse descaso”, argumentou.
Georgeo fez ainda um apelo ao secretário de Saúde, ao superintendente do Huse e à Gerência da Oncologia para que tenham um olhar quanto a essa questão, uma vez que o tempo é primordial para esses pacientes. “Afinal de contas, quanto mais tempo demora para que essas pessoas tenham a sua consulta e iniciam o tratamento, menor é o tempo para combater a doença”, finalizou.