O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira 19, para repudiar a atitude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), que fechou nove Fóruns Municipais. Segundo o parlamentar, a medida “dificulta o acesso à Justiça” pela população.
“Repudio a atitude do TJ/SE em fechar nove Fóruns municipais, deixando a população de nove municípios sem o direito constitucional de acesso à Justiça”, afirmou Georgeo. “Os municípios de Malhada dos Bois, Itabi, Pedra Mole, Cumbe, São Miguel do Aleixo, Pinhão, Telha, Amparo do São Francisco e General Maynard ficarão, no momento que o Tribunal decidir, seus fóruns e a população terá que se deslocar até a sede da comarca”, lamentou o parlamentar, que vê com preocupação a decisão, pois a atitude dificulta o acesso universal à justiça, indo em contra-mão à Constituição. “Se for para ter economia, por que não cortar metade do auxílio-moradia de juízes e desembargadores? Por que coibir o acesso da população à Justiça?”, questionou Georgeo.
Por fim, Georgeo lamentou o alto índice de homicídios no fim de semana, o que considerou “um final de semana de sangue”, ressaltando que dois policiais militares perderam suas vidas e solidarizando-se com suas famílias. “Esperamos informações do Secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, do Comandante de Polícia, Cel. Iunes, sobre ações para que esses números sejam contidos. A cada dia que passa, vidas são perdidas. Até quando o Estado vai deixar de fazer sua parte?”, concluiu.
Enviado pela assessoria