Por Luiz Sérgio Teles
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), avaliou positivamente a implementação de verbas impositivas no parlamento estadual. Ele ressaltou que com essa nova medida os deputados estaduais se igualam aos deputados federais e senadores que já têm esse instrumento há muito tempo.
“Saímos daquela situação das subvenções, que gerou muitos problemas, envolvendo, inclusive, associações. Teremos a primeira experiência com as emendas impositivas e só poderemos indicar para o Governo do Estado ou para as prefeituras municipais executarem alguma ação. Cada deputado terá cerca de R$ 1,1 milhão, neste primeiro momento, e será dividido em várias áreas”, explicou.
Para o deputado, o objetivo das emendas é fazer com que o parlamentar, que está em contato direto com sua base, ajude na formulação do Orçamento do Estado. Contudo, Georgeo salientou que esse iniciativa não causará um grande impacto, já que apenas 0,35% do valor da receita corrente líquida está sendo destinado.
“Estamos analisando todas as áreas. No primeiro momento, temos a intenção de ajudar a Polícia Militar do Estado de Sergipe. Fazemos muitas cobranças na área da Segurança Pública e seria incoerente, na hora que temos esses recursos, dentro do percentual que é permitido, não colocar nada para a polícia”, afirmou.
O deputado ainda disse que pretende destinar emendas aos conselhos estaduais dos idosos, das mulheres, dos jovens e dos deficientes. “São temas que a gente está sempre pautando e sabemos das carências. Lógico que não deixaremos de mandar recursos para o município de Ribeirópolis, que é a nossa base, para que o prefeito possa realizar ações”, concluiu.