Por Joedson Telles
Após o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) afastar o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), que presidia a Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quinta-feira, dia 14, assumiu a presidência da Casa o então vice-presidente, o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB). Segundo ele, assume constrangido por ter carinho pelo deputado afastado Luciano Bispo, cujo trabalho reconhece e promete dar continuidade com estilo próprio.
Governista como seu antecessor, o deputado Garibalde Mendonça se colocou à disposição dos colegas como pré-candidato a presidente da Casa, na eleição para o biênio 2015/2016, e contou com a simpatia da maioria dos deputados.
A amizade de Luciano Bispo com o governador Jackson Barreto (PMDB), e a cultura de o Poder Legislativo não gostar de contrariar o Poder Executivo, mesmo sendo poderes independentes, todavia, decidiram a pré-eleição a favor de Luciano Bispo. Agora, com o voto do destino, Garibalde tem a oportunidade de não apenas mostrar seu trabalho, mas também se aproximar mais do governador.
Educado, calado, mas de posições firmes, Garibalde Mendonça – ou Garibas como é chamado pelos colegas de parlamento – é deputado estadual desde o ano de 1998. De lá para cá, não perdeu uma só eleição, colecionando quatro reeleições em cinco mandatos. Tempo em que ganhou o respeito e o carinho não apenas da classe política, mas também da imprensa e da própria sociedade.