23 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (DNCCI); e para celebrar a data e alertar sobre o assunto, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) realiza a Festa do Arco-Íris, nesta quinta-feira, dia 23, das 14h às 17h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE).
A festa tem como objetivo premiar e celebrar a vida dos(as) acolhidos(as) do GACC/SE que estão em controle ou finalizaram o tratamento contra o câncer e nesta edição, 20 crianças e adolescentes celebram a vitória contra a doença e a vida.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – 23/11 foi instituído pela Lei Nº 11.650/2008, com objetivos de:
estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil;
promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer;
apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer;
apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral. A primeira seria acidente. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade.
Nos países de alta renda, entre 80% e 85% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas atualmente. No Brasil, o percentual é mais baixo e variável entre as regiões, mas apresenta média de cura de 65%. Segundo especialistas, o diagnóstico é, muitas vezes, difícil, tendo em vista que sinais e sintomas se assemelham a doenças comuns de criança. Há possibilidade de cura, se o paciente é diagnosticado precocemente e tratado nos centros especializados de atenção à criança.
Sinais e sintomas
Podem ser sinais de tumores em crianças uma febre prolongada por mais de sete dias sem causa aparente, dor óssea, anemia, manchas roxas no corpo, dor de cabeça que leva a criança a acordar à noite, seguida de vômito, alterações neurológicas como perda de equilíbrio, massas no corpo.
Entre os tipos de cânceres mais comuns entre crianças e adolescentes estão: leucemia, linfoma, sarcomas de partes moles, tumor do sistema nervoso central, osteossarcoma, retinoblastoma e neuroblastoma.
Enviado pela Ascom GACC/SE, com informações da Agência Brasil