O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) completou 20 anos de existência, na última segunda-feira, dia 21. Para homenagear a instituição, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) ocupou o Grande Expediente, da sessão da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, dia 22, e lembrou que a entidade nasceu em 1999, por iniciativa de Lygia Ribeiro e suas filhas. O objetivo é melhorar a dolorida realidade vivida por crianças e adolescentes com doenças hematológicas em Sergipe.
A parlamentar continuou lembrando que o GACC humaniza o tratamento de crianças e adolescentes com doenças hematológicas, oferecendo assistência biopsicossocial e material, garantindo a eles o direito a saúde e a vida. Atualmente, o GACC atende a 61 crianças e adolescentes, conta com o apoio de 49 colaboradores em diversas áreas de atuação e 100 voluntários, capacitados para atuar nos projetos.
Na ocasião, Goretti homenageou o Grupo em nome do supervisor da instituição, Fred Gomes que se sentiu lisonjeado e agradecido a Goretti pela homenagem. “É muito importante serreconhecido nessa Casa. Além da explanação sobre a existência do GACC, Goretti Reis se colocou a disposição para que possamos fazer maior divulgação de nossos serviços para que as pessoas conheçam e doem, fazendo que nossas ações ganhem adesões para continuarmos trabalhando.
“Os pacientes submetidos à radioterapia e quimioterapia enfrentam dificuldades em encontrar hospedagem, por não residirem na capital e, graças a Deus, se hospedam na Casa de Apoio do GACC. Eles são encaminhados pelo serviço social do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), os pacientes são acolhidos e cadastrados pelo serviço social do GACC e passam a receber hospedagem, refeições, passagens, medicamentos, cestas básicas, exames e consultas, transporte para o hospital, atividades recreativas, atendimento psicológico, atendimento dentário, acompanhamento nutricional, serviço jurídico, ajuda de custo no tratamento fora domiciliar, participam de projetos voltados para as crianças e suas famílias. As famílias também recebem atendimento em todas as especialidades médicas que forem necessárias. O Grupo presta excelentes serviços, graças à boa vontade de voluntários, que se doam para essas pessoas que merecem nossas homenagens e nosso apoio”, pontuou a parlamentar.
Da assessoria