O São João na Praça teve mais uma noite de sucesso, com muita música e valorização da cultura nordestina, nesta sexta-feira, 21. O projeto é uma realização da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio), e acontece na praça General Valadão, no centro da cidade. Já conhecida no calendário cultural da capital, a edição do São João na Praça deste ano, que está chegando ao fim, deixa grande marca na história junina de Aracaju, promovendo o impulsionamento artistas sergipanos e movimentando a economia local, além de atrair turistas de diversos lugares.
A programação desta sexta abriu com show da banda Ritmo do Acordeon, seguida do Trio Piauí. Às 19h a quadrilha junina Criar Sesc se apresentou e logo após houve o Aulão de Forró Sesc, às 20h. Para fechar a noite com chave de ouro, o São João na Praça contou com a participação da quadrilha junina Sesc Nova Vida, às 21h.
Juraci Cardoso Souza, da banda Trio Piauí, diz se sentir honrado em tocar em um evento que traz à tona todo o símbolo da arte sergipana. Para ele fazer o show ao ar livre para a população é muito gratificante, assim como ver as pessoas passando na rua e parando para dançar, faz com que o show seja ainda mais eletrizante para quem está em cima do palco.
“Todos nós, artistas, estamos satisfeitos com a estrutura da festa. Estamos muito gratos pela Prefeitura mais um ano contemplar muitos artistas locais, então isso para nós é uma honra, só eu que estou aqui sei como é muito valioso”, elogiou.
Para os comerciantes, o São João na Praça também é um momento de muita alegria, por impulsionar a economia e aumentar a movimentação de clientes. O vendedor ambulante, Emanuel dos Santos, de 60 anos, que trabalha no ramo há 20 anos, já está na terceira edição do São João na Praça vendendo seus produtos. Ele conta que tem conseguido vender mais ainda nesse período e enaltece a organização da festa, por proporcionar mais pessoas circulando pelo local. “Eu vendo água e cerveja e o pessoal tem vindo comprar muito. Realmente é muito bom esses eventos organizados pelo Sesc, pela Fecomércio e pela Prefeitura, o ambulante depende muito desses eventos e chegou numa hora oportuna, é uma renda a mais e isso é muito importante para a gente”, considerou.
Turistas aprovam
O São João na Praça é recebido com bastante entusiasmo e alegria pelos turistas que passeiam pela capital nesta época junina. Quem vem de fora para conhecer a cidade se encanta com as atrações e aproveita o momento para dançar e curtir o forró na praça que é considerada o marco zero da economia aracajuana.
O casal pernambucano, Severiano e Valquiria Freitas, está de passagem na capital sergipana pela primeira vez, para visitar o filho. Eles afirmam que Aracaju proporcionou a eles momentos inesquecíveis, e a viagem trouxe surpresas positivas no quesito de organização e valorização cultural. “O que depender da gente vamos voltar todo ano. Hoje dançamos muito forró, pode-se dizer que aproveitamos muito, e é isso que importa nessa época de São João. Aracaju já está marcada na nossa história”, disse Severiano.
Outro casal de fora que veio para a capital aproveitar o período junino, foram os soteropolitanos Marcílio Santana e Bianca Araújo. Eles elogiaram o povo sergipano e ressaltaram a forma educada e atenciosa com a qual foram tratados. Eles ainda celebraram ter conhecido a cidade em uma época tão bonita e acreditam que vão repetir a viagem para Aracaju no São João mais vezes. “Nunca vi minha esposa dançar tanto como hoje, estamos adorando, é incrível a forma como o São João está sendo conduzido aqui, estamos aproveitando bem esse momento”, contou.
Bianca ainda salienta que a experiência em Aracaju já a faz querer voltar sempre para a cidade como destino de férias. “Aqui é muito bom, muito organizado, é tanto que estamos aqui curtindo de verdade. O que eu gostei daqui é que são muitas opções de festa e festejos para aproveitar pela cidade, a Prefeitura está de parabéns. Em 2025 estou de volta com certeza”, declarou.
Deribaldo Passos, de 67 anos, é funcionário público e se juntou com os amigos para passear pela cidade e se deparou com os shows na praça General Valadão. “Foi uma ótima surpresa, a estrutura está maravilhosa, chamou nossa atenção, está aprovadíssimo, é muito bom ter momentos como esse para curtir com os amigos”, disse.
Foto: Sergio Silva/PMA