Em entrevista ao jornalista Sérgio Cursino, no programa Balanço Geral Sergipe, transmitido pela TV Atalaia, nesta terça-feira, dia 26, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) destacou algumas das principais realizações da gestão da Prefeitura de Aracaju, ao longo de 2023.
Edvaldo também pontuou avanços alcançados pela administração municipal em diversas áreas, a exemplo da educação, da saúde, da habitação social e da mobilidade urbana. Para o gestor da capital, “este foi um ano de muitas conquistas e de realizações de grandes projetos”.
De acordo com Edvaldo, a maior conquista do município, neste ano, foi a celebração do contrato para empréstimo de R$500 milhões com o banco dos Brics, recursos que financiarão o programa Aracaju Cidade do Futuro, o maior pacote de obras da história da cidade.
“É o maior empréstimo no mundo concedido pelo Novo Banco de Desenvolvimento para entes subnacionais, e faremos obras grandiosas com esses recursos, a começar pela avenida e canal da Zona de Expansão, uma via de 7 km de extensão que vai cortar todos os bairros da localidade, com toda a infraestrutura básica necessária. Levaremos drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação à Zona de Expansão para transformar aquela área da cidade”, afirmou.
Sobre esse financiamento com o banco dos Brics, o prefeito ressaltou ainda que ele contemplará outras importantes obras de infraestrutura em diversas regiões da cidade, como o desassoreamento do rio Poxim, “acabando, de maneira muito efetiva, com os alagamentos na região do bairro Jabotiana em períodos chuvosos”. “Também faremos a recuperação de mais três corredores de transporte da cidade, além de obras estruturantes em comunidades que ainda carecem desta atenção. Ou seja, é um financiamento que transformará por completo o cenário da nossa capital”, enfatizou.
O prefeito pontuou ainda outras conquistas da população aracajuana viabilizadas pela administração municipal, como o início da construção das casas do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, cujas obras “avançam em ritmo acelerado”. “Quem passa pela localidade já vê a diferença daquela área, que antes tinha a maior ocupação subnormal da nossa cidade. Tiramos as famílias que residiam ali em condições indignas, as colocamos no aluguel social e agora, se Deus quiser, até junho do próximo ano, entregaremos as casas para que elas possam viver uma nova realidade, com dignidade e qualidade de vida”, disse Edvaldo.
Durante a entrevista, o gestor municipal elencou também o início da construção das mais de 480 unidades habitacionais do novo conjunto residencial que a Prefeitura está edificando no bairro Lamarão; o avanço das obras de implantação da avenida Perimetral Oeste, uma nova e importante via de ligação entre Aracaju e o município de Nossa Senhora do Socorro; e o reajuste salarial concedido aos servidores do município, “o terceiro maior concedido este ano dentre as capitais do país”.
“A rede de saúde do município também deu um grande salto. Inauguramos este ano a nossa primeira maternidade pública municipal, a Maternidade Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, onde mais de duas mil crianças já nasceram. Essa maternidade, que atende não só pacientes de Aracaju, mas também de diversos outros municípios de Sergipe e até da Bahia, é um modelo de humanização não só para o nosso estado, mas para todo o Brasil. Além disso, nossas unidades de saúde estão funcionando com excelente qualidade. Se compararmos a Saúde de hoje com a que encontramos, em 2017, a diferença é gigantesca”, avaliou o prefeito.
Aos telespectadores do Balanço Geral Sergipe, Edvaldo salientou que a rede municipal de ensino de Aracaju também obteve conquistas relevantes ao longo de 2023, período em que passou “por uma verdadeira revolução”. “Atualmente, estamos entre as cidades do país que mais cresceram no Ideb; todas as escolas municipais possuem internet de alta velocidade; iniciamos hoje a entrega de notebooks para todos os alunos da rede, do ensino fundamental à Educação de Jovens e Adultos, totalizando, ao final da ação, 25 mil equipamentos entregues; vamos instalar nas escolas um sistema de reconhecimento facial para identificação dos alunos, para que os pais recebam uma notificação informando que o filho chegou à escola; vamos implantar lousa digital nas salas de aula; enfim, promoveremos uma verdadeira mudança na educação a partir da tecnologia. Eu sei a importância da educação, cheguei aonde cheguei pela educação e priorizo essa área por entender que ela é um instrumento de transformação do presente e do futuro”, destacou.
Por fim, o prefeito abordou a mobilidade urbana da cidade e os avanços na área resultantes do trabalho da gestão municipal, como a entrega das obras de reforma de terminais de integração, a implantação dos corredores de mobilidade e a licitação do transporte público, “outro grande desafio que começamos a superar em 2023”. “Instituímos o Consórcio Metropolitano, com a participação das quatro cidades que integram a Grande Aracaju, além do governo do Estado, e já tomamos as primeiras medidas para melhorar o sistema. Congelamos a tarifa do transporte coletivo, estabelecemos um subsídio para as empresas que atuam no sistema, de 37 milhões de reais, que possibilitará a renovação da frota no ano que vem, e já definimos que até março lançaremos a licitação do transporte. A nossa ideia é, em dezembro de 2024, já ter o contrato com as novas empresas do sistema assinado”, conclui Edvaldo.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA