Durante audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, na qual os deputados investigam supostas irregularidades envolvendo o banco, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) questionou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que foi convidado a depor aos parlamentares integrantes da CPI na manhã desta quinta-feira (27).
Fábio cumprimentou o presidente por seu “grande conhecimento técnico e prático” que fizeram dele um conhecido nacional e mundialmente. “Vossa Senhoria preside há oito anos um gigante financeiro e ninguém permanece tanto tempo em uma função tão importante sem uma considerável competência e habilidade, características que também lhe são atribuídas com frequência”, frisou o parlamentar.
De acordo com Fábio, parte da sociedade brasileira não consegue entender porque há tantos investimentos em outros países enquanto o mesmo não é sentido dentro do país. Ele questionou Coutinho a respeito dos investimentos feitos no porto de Mariel, em Cuba, e o confrontou em relação aos portos brasileiros de Santos e Paranaguá que demandam tais investimentos.
Luciano Coutinho foi educado e solícito com os parlamentares e respondeu a todas as questões propostas. Em resposta à pergunta feita por Fábio, ele afirmou que a “esmagadora maioria do esforço de infraestrutura está feito no Brasil, inclusive na área portuária”, e disse que o BNDES investiu, nos últimos quatro anos, R$ 245 bilhões, aproximadamente, em infraestrutura no país.
O presidente do BNDES foi o primeiro convidado a depor na CPI. Em reunião realizada antes da audiência, os parlamentares aprovaram a convocação de diretores e de ex-presidentes da instituição, que serão realizadas em datas a definir.