O deputado federal Fábio Reis (PMDB) participou, na noite desta quarta-feira, dia 17, da votação do relatório que determina a redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos. O texto foi aprovado na Comissão Especial que analisou o tema depois de mais de quatro horas do início da reunião.
Vice-líder do PMDB e membro da Comissão Especial da maioridade penal, Fábio defende a redução. “Com certeza precisamos investir na educação e aplicar medidas que afastem os jovens do crime, mas não podemos deixar impunes aqueles que tiram a vida ou cometem atos contra inocentes”, defendeu.
O parlamentar frisa que esta não é a única solução. Ele defende adoção de medidas que afastem os jovens da criminalidade e das drogas. “É preciso investir também na educação e no esporte”, diz.
Ele lembra que conseguiu, por meio do ministério do Esporte, a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte em Lagarto. “Projetos como esses precisam de atenção e de investimento, pois são eles que, desde cedo, colocam as crianças e os jovens em um meio saudável e ativo e não levam à criminalidade”, conclui.
O projeto aprovado em Comissão determina que a pena dos adolescentes seja cumprida em local separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis. O texto ainda será analisado pelo plenário da Câmara, na data provável de 30 de junho.
Enviado pela assessoria