O deputado federal Fábio Reis (PMDB) é favorável à prorrogação dos atuais mandatos como proposta a ser incluída na reforma política, tema que está em discussão no Congresso Nacional. Com isso, os prefeitos e vereadores teriam mandato de seis anos, para que coincidissem com os mandatos de presidente, governador, senador e deputados, em um pleito no ano de 2018. “Na minha opinião essa proposta significa também menos custo para o Brasil, que passaria a ter uma única eleição, com mandatos de cinco anos, e sem reeleição para o Executivo”, frisa o parlamentar.
Na opinião do deputado federal, não faz sentido ser contra a prorrogação dos mandatos para 2018, mas ser favorável a uma nova eleição para apenas dois anos de gestão nos municípios. “Outra eleição geraria custos e interromperia o planejamento atual e futuro dos gestores. Não vejo qual seria a vantagem dessa proposta para política brasileira”, alega Fábio Reis.
Para ele, realizar uma eleição em 2016 para apenas dois anos envolve uma questão maior, que é reflexo dessa medida nos municípios brasileiros. “As prefeituras passam por um momento de crise financeira. Os prefeitos estão lutando para reduzir custos sem afetar a qualidade dos serviços, e aí o poder público financia um processo caro para que os eleitos permaneçam apenas dois anos no poder. Analisando esta situação, fica até difícil imaginar como uma nova eleição seria boa para o país”, indaga o peemedebista.