O governador Fábio Mitidieri (PSD) participou da abertura do ano letivo de 2024 da Rede Estadual de Educação e assinou portaria que institui o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas – “Cuidar-SE” -, nesta quinta-feira, dia 15. O programa assegura a disponibilização gratuita de absorvente higiênico íntimo e outros cuidados básicos de educação em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual.
Até o momento, foram realizadas mais de 141 mil matrículas na rede estadual. Somente no Colégio Jornalista Paulo Costa, onde acontecerá o evento, são aproximadamente 1000 alunos matriculados. As matriculas seguem abertas e permanentes no portal matriculaonline.seduc.se.gov.br
Cuidar-Se
O programa é uma ação do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres e Secretaria de Estado de Assistência Social, Inclusão e Cidadania.
O programa Cuidar-SE dialoga diretamente com os Programas do Governo Federal da Dignidade Menstrual e Saúde na Escola, como uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, bem como capacitar os profissionais e sociedade civil quanto à importância da educação em saúde, higiene pessoal, saúde menstrual, saúde sexual e reprodutiva, além da disponibilização gratuita de absorventes íntimos higiênicos.
A iniciativa assegura a disponibilização gratuita de absorvente higiênico íntimo nas instituições de ensino da rede pública estadual, em complementariedade às ações do Governo Federal, visando à redução da evasão e do abandono escolar. São beneficiárias as pessoas que menstruam, conforme definição do Ministério da Saúde, matriculadas em instituições educacionais integrantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe, nos níveis fundamental ou médio e respectivas modalidades de ensino.